Exames do 9.º ano. Ministério anula um item da prova de Matemática e garante continuidade do modelo digital
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) anunciou esta sexta-feira, 27 de junho, a anulação do item 2 da prova final de Matemática do 9.º ano, na sequência de dificuldades técnicas registadas durante a realização do exame. A medida, segundo comunicado enviado às redações, visa garantir “condições de equidade para todos os alunos”.
O item em causa, que valia 5 pontos numa escala de 100, obrigava os alunos a “associar três elementos de uma coluna com elementos de uma segunda coluna”. Durante a prova, alguns alunos ficaram “tecnicamente impedidos de, naquele momento, completar esse item 2”, embora a maioria tenha conseguido resolvê-lo mais tarde. Apesar de não se tratar de um problema generalizado, o MECI decidiu anulá-lo para assegurar que “nenhum aluno é prejudicado na sua classificação final”.
Outro ponto destacado no comunicado é a partilha pública de itens do enunciado da prova de Matemática após a sua realização, algo que o Ministério considera "lamentável", mas sem impacto na validade da avaliação deste ano.
“O caráter não público das provas tem como objetivo o reforço da comparabilidade dos resultados dos alunos ao longo dos anos, contribuindo, desta forma, para uma melhor monitorização da aprendizagem, com um real diagnóstico da evolução das aprendizagens dos alunos e a possibilidade de decidir políticas de Educação baseadas em dados comparáveis. A situação verificada é lamentável, mas não tem qualquer impacto na realização e na validade da prova deste ano, nem nos resultados dos alunos. Apenas produzirá efeitos na elaboração da prova do próximo ano letivo", lê-se no comunicado.
Esta foi a primeira vez que as provas finais do 9.º ano — de Português e de Matemática — foram realizadas em formato digital, com 99% das provas previstas concretizadas e a maioria iniciadas no horário estabelecido, assegura o MECI. O Governo faz um balanço positivo desta estreia, classificando-a como “a concretização de mais um importante passo no caminho para a digitalização na Educação em Portugal”.
O MECI garante assim que o modelo digital será mantido no próximo ano, mas com alterações.
“Este caminho prosseguirá no próximo ano letivo, com ajustes e melhorias decorrentes da experiência deste primeiro ano de implementação, que serão comunicados no início do próximo ano letivo”, refere o ministério liderado por Fernando Alexandre.
A digitalização das provas de 9º ano insere-se "numa estratégia mais ampla, assumida no Programa do Governo", para modernizar o ensino e reforçar o desenvolvimento de competências digitais dos alunos. Para o MECI, a realização de provas-ensaio em fevereiro e o investimento de 15,4 milhões de euros nas escolas permitiram mitigar riscos e preparar o sistema educativo para esta mudança.