"Agravamento considerável" do estado do mar, alerta Autoridade Marítima. Ondas podem chegar aos 11 metros
FOTO: Paulo Spranger

"Agravamento considerável" do estado do mar, alerta Autoridade Marítima. Ondas podem chegar aos 11 metros

Autoridade Marítima desaconselha passeios junto à orla costeira e atividades em zonas expostas à agitação marítima. Deve-se ainda evitar estar junto a falésias e zonas de arriba.
Publicado a
Atualizado a

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para um "agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental" a partir das 18h00 desta sexta-feira, que deverá prolongar-se até às 18h00 de sábado. As ondas podem chegar aos 11 metros de altura.

A previsão do estado do mar, indica a AMN em comunicado, aponta para "uma ondulação proveniente do quadrante oeste-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros".

"São esperados ventos provenientes do quadrante oeste-noroeste, com uma intensidade média de até 75km/h e rajadas até 135km/h", informa a Autoridade Marítima.

Perante estas previsões, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam "à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução".

É ainda recomendado o "reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas".

Com o agravamento do estado do tempo, aconselha-se uma "vigilância permanente" e um acompanhamento da "evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem".

Dirigindo-se à população em geral, a Autoridade Marítima desaconselha passeios junto à orla costeira e atividades em zonas expostas à agitação marítima. Deve-se ainda evitar estar junto a falésias e zonas de arriba.

É "essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco", sublinha a AMN.

"Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", indica ainda a nota da Autoridade Marítima.

"Agravamento considerável" do estado do mar, alerta Autoridade Marítima. Ondas podem chegar aos 11 metros
Mau tempo. Maioria dos distritos mantêm-se com alertas devido à chuva, vento, agitação marítima e neve

Vários distritos do continente mantêm-se esta sexta-feira com avisos amarelo e laranja por causa da chuva, vento, agitação marítima fortes e queda de neve e pelo menos até sábado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos, mais a norte, de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo desde as 06:00 de hoje e até às 06:00 de sábado devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoadas.

O IPMA colocou também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo até às 12:00 de sábado por causa do vento sudoeste com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h).

A previsão de agitação marítima levou o IPMA a emitir aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, passando depois a amarelo.

O IPMA colocou igualmente os distritos de Faro, Setúbal e Beja até às 06:00 de domingo devido à agitação marítima.

Por causa da agitação marítima forte, 17 barras marítimas do continente estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Figueira da Foz, Viana do Castelo e Portimão estão condicionada, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt