PSD apoia candidatura de Marques Mendes a Belém. "Conhece muito bem os desafios do país"
Na reunião do Conselho Nacional do PSD, Luís Montenegro anunciou, esta quinta-feira (29 de maio), o apoio do partido à candidatura de Luís Marques Mendes a Belém. Horas antes, o almirante e antigo chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, apresentou a sua candidatura à Presidência da República.
"Temos alguém do nosso espaço político, que é um anterior presidente do PSD, uma pessoa altamente qualificada, que nós conhecemos muito bem e que o país também conhece bem", afirmou Montenegro sobre Marques Mendes.
Para o primeiro-ministro, que foi esta quinta-feira indigitado para o cargo, na sequência das legislativas de 18 de maio, o candidato Marques Mendes tem "características muito adequadas ao exercício da função". "Uma delas até não é propriamente a mais agradável para o PSD: é que nem sempre concorda com o PSD", afirmou. "Mas isso é uma das características dos Presidentes da República que nós já elegemos", acrescentou Montenegro, referindo-se a Cavaco Silva e a Marcelo Rebelo de Sousa, suscitando risos na sala onde decorre a reunião do Conselho Nacional do PSD, em Lisboa.
"Nós já elegemos dois Presidentes da República da nossa área politica, ambos anteriores presidentes do PSD e quer um quer outro, quando exerceram a função deram mostras do seu, não vou dizer afastamento, mas da sua neutralidade, da sua imparcialidade no exercício da função", afirmou o também presidente do PSD.
Luís Marques Mendes "tem essas características e nós bem sabemos", disse ainda o primeiro-ministro.
"Até por essa demonstração de capacidade de isenção política para o exercício da função, nós podemos dizer que se trata de alguém que conhece muito bem o país, que conhece muito bem os desafios do país, que conhece muito bem o alcance das competências do Presidente da República, que conhece muito bem a forma como órgãos de soberania se devem relacionar e como a estabilidade política e a governabilidade também dependem da magistratura de intervenção da Presidência da República na arquitetura politico constitucional de Portugal", disse ainda Montenegro.
Nesta manifestação de apoio a Marques Mendes foi ainda sublinhado que o candidato a suceder Marcelo Rebelo de Sousa, em 2026, "tem um conhecimento profundo da sociedade portuguesa e das instituições". "No exercício das funções que a Constituição atribui ao Presidente da República, nós ficaremos em muito boas mãos para poder projetar, nos próximos cinco anos, um período de funcionamento regular das instituições democráticas, sabendo o que é que podemos contar, sabendo que não vem aí nenhuma surpresa, sabendo que o dr. Luís Marques é um homem de princípios e valores", acrescentou o presidente do PSD.
Montenegro referiu também a visão política do candidato apoiado pelo partido, que "é muito orientada para a valorização da pessoa", para a "garantia de uma sociedade onde a livre iniciativa é o motor da economia", mas igualmente orientada para a "garantia de uma sociedade que é solidária, que não deixa ninguém para trás".