Mário Amorim Lopes declara apoio a Mariana Leitão para a liderança da IL
O deputado da Iniciativa Liberal (IL) Mário Amorim Lopes, que estava a ser visto como uma das alternativas para a sucessão de Rui Rocha à frente do partido, foi um dos primeiros liberais a apoiar a candidatura de Mariana Leitão à presidência da Comissão Executiva.
Numa publicação na rede social X, Amorim Lopes, que foi reeleito deputado pelo círculo de Aveiro nas legislativas de 18 de maio, escreveu que a atual líder parlamentar da IL, e também candidata presidencial apoiada pelo partido, tem "características que um grande líder deve ter", apontando-lhe "energia", "combatividade", "assertividade" e "determinação".
"Não podíamos estar melhor servidos! Vamos trabalhar juntos para fazer deste país um grande país", escreveu Mário Amorim Lopes, que também faz parte da atual Comissão Executiva da IL, da qual Mariana Leitão é uma das vice-presidentes. Ambos pertenceram à lista encabeçada por Rui Rocha, reeleito para a liderança na Convenção Nacional que decorreu em Loures, a 1 e 2 de fevereiro, cerca de um mês antes do chumbo da moção de confiança ao Governo de Luís Montenegro que levou às eleições antecipadas.
A Iniciativa Liberal conseguiu reforçar o grupo parlamentar a 18 de maio, mas elegeu apenas mais um deputado (passando a ter nove), com 5,36% dos votos. Sem hipóteses de determinar a governação da AD, que terá mais 11 deputados nesta legislatura, e face ao grande avanço do Chega, que passou a ter 60 deputados e ultrapassou o PS como maior força da oposição, Rui Rocha comunicou no sábado passado a decisão de se afastar da liderança da IL.