Estátua do antigo primeiro-ministro foi uma das contempladas com graffittis.
Estátua do antigo primeiro-ministro foi uma das contempladas com graffittis.Foto: D.R.

Monumento a Sá Carneiro vandalizado horas antes da apresentação do candidato do Chega à Câmara do Porto

Desconhecidos pintaram frases como "Facho bom é facho morto" e "Morte ao Chega" no conjunto que homenageia fundador do PSD. E junto ao qual André Ventura vai estar na tarde desta quarta-feira.
Publicado a
Atualizado a

O monumento a Francisco Sá Carneiro na antiga Praça Velásquez, que tem atualmente o nome do fundador do PSD e primeiro-ministro, no Porto, foi vandalizado durante a madrugada desta quarta-feira, 23 de julho, por desconhecidos.

A estátua que homenageia o político que morreu em 1980, quando o avião em que acabara de descolar de Lisboa se despenhou em Camarate, sem nunca ficar totalmente esclarecido se por acidente ou atentado, teve escrita a frase "Morte aos Fachos", poucas horas antes de André Ventura se deslocar àquele local para a apresentação do candidato do Chega à Câmara do Porto, Miguel Côrte-Real, marcada para as 17h00.

No resto do conjunto escultório da Praça Francisco Sá Carneiro, no bairro portuense do Bonfim, foram escritas frases como "Morte ao Chega", "Facho bom é facho morto" ou "Ventura cab...".

O Chega reagiu, através de um comunicado, no qual descreve o que sucedeu como “mais uma tentativa dos habituais inimigos da democracia para silenciar quem pensa de forma diferente”, num tipo de comportamento, “levado a cabo por indivíduos que se escondem nas sombras e atuam na clandestinidade” e que “apenas revela a sua cobardia”.

Estátua do antigo primeiro-ministro foi uma das contempladas com graffittis.
Duas dezenas de candidatos do Chega a presidências de câmara foram (ou são) autarcas por outros partidos

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt