Gouveia e Melo cai a pique nas sondagens e está já "quase em empate técnico" com Marques Mendes e Seguro
Henrique Gouveia e Melo continua a liderar as sondagens das eleições presidenciais, mas está a cair a pique nas intenções de voto e está já "quase em empate técnico" com Luís Marques Mendes e António José Seguro, revela o barómetro da Intercampus de julho para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV.
A nova sondagem, realizada entre os dias 11 e 18 de julho, revela que 20,6% admitem votar no almirante no sufrágio previsto para o início do próximo ano, a percentagem mais baixa desde o anúncio da candidatura e uma queda de 6,7 pontos percentuais face ao barómetro do mês passado, quando reunia 27,3% das intenções de voto. Uma queda bastante acentuada se tivermos em conta que em março havia alcançado 35,6% das intenções de voto.
Na perseguição a Gouveia e Melo estão Maques Mendes (17,2%, menos 1,3 pontos percentuais que em junho) e António José Seguro (16,5%, mais 5,5 pontos percentuais que no último mês). O antigo líder do Partido Socialista é mesmo o candidato que mais sobe nas intenções de voto em julho.
Tendo em conta que a margem de erro da sondagem é de 4%, tal significa que os três candidatos ficam a apenas uma décima do empate técnico, a primeira vez que tal acontece desde que começaram a surgir sondagens sobre as próximas presidenciais.
A percentagem de indecisos diminuiu de 23,2% em junho para 16,8% em julho, com Gouveia e Melo a liderar entre os mais jovens e Marques Mendes e Seguro mais fortes entre os eleitores mais velhos.
Embora não tivesse formalizado qualquer candidatura, André Ventura aparece em quarto lugar, com 10,6% (mais 2,2 pontos percentuais), bem à frente de António Sampaio da Nóvoa (4,1%), que tem mantido o tabu sobe uma eventual corrida a Belém.
António Filipe estreia-se no barómetros com 3,8% das intenções de voto, seguido pela líder bloquista Mariana Mortágua (3,6%), que não oficializou qualquer candidatura.
Caso haja segunda volta, tudo aponta para um duelo renhido entre Gouveia e Melo e um dos principais rivais. Caso seja com Marques Mendes, a sondagem aponta para 40,4% dos votos para o almirante e 39,6% para o social-democrata. Se for com Seguro, o ex-Chefe do Estado-Maior da Armada arrecada 41,6% dos votos contra os 38,1% do socialista.
A sondagem contemplou ainda um duelo com André Ventura, com Gouveia e Melo a conquistar 63,4% dos votos e o líder do Chega a ficar com 19,1%.
Uma eventual segunda volta entre Marques Mendes e Seguro também contempla um empate técnico: 39,6% para o social-democrata e 38% para o socialista.