Iniciativa Liberal vai eleger nova liderança a 19 de julho
A próxima Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL) irá realizar-se a 19 de julho, tendo sido aprovada uma proposta nesse sentido pelo Conselho Nacional do partido, que esteve reunido ao longo deste domingo, em Almada. Houve 50 votos favoráveis e 11 abstenções, prevalecendo a ideia de que deve haver uma nova liderança antes das eleições autárquicas.
Em causa está apenas a eleição da Comissão Executiva, devido à demissão do seu presidente, Rui Rocha, mantendo-se os restantes órgãos da IL (Conselho Nacional, Conselho de Jurisdição e Conselho de Fiscalização), que foram eleitos na última Convenção Nacional, realizada a 1 e 2 de fevereiro deste ano, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Os liberais vão realizar a Convenção Nacional no distrito de Leiria, que era uma forte aposta do partido nas legislativas de 18 de maio, mas onde a votação não foi suficiente para eleger um deputado. Apesar de o grupo parlamentar da IL ter sido reforçado, de oito para nove elementos, com a percentagem de votos a subir de 4,94% para 5,36%, Rui Rocha considerou ter ficado aquém dos objetivos, afastando-se da liderança.
A atual líder parlamentar da IL, Mariana Leitão, é até agora a única candidata declarada à sucessão de Rui Rocha, o que a levou a desistir de se candidatar à Presidência da República, mas entre a oposição interna poderá vir a haver mais candidatos à liderança.
Trinta candidaturas autárquicas aprovadas
Também no Conselho Nacional realizado em Almada foram aprovadas 30 candidaturas autárquicas, incluindo 17 em listas próprias e 13 coligações, com a IL a juntar-se ao PSD e ao CDS nos concelhos do Porto, Loulé, Portimão, Silves, Mirandela, Bombarral, Arruda dos Vinhos e Almeirim. Os liberais juntam-se apenas aos sociais-democratas em Vizela, Santo Tirso, Santa Comba Dão e Montijo, e aos centristas na Covilhã.
As candidaturas próprias da IL que foram aprovadas pelos conselheiros nacionais dizem respeito aos municípios de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Figueira da Foz, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Almada, Setúbal, Santarém, Albufeira, Torres Vedras, Cascais e Oeiras.