Leitão Amaro.
Leitão Amaro.Foto: Gerardo Santos

Governo reage a Ventura sobre imigração e reagrupamento familiar: "Fake news"

Ministro Leitão Amaro escreve nas redes sociais que "é falso que o Governo tenha anunciado chegadas aos milhares pelo reagrupamento familiar."
Publicado a
Atualizado a

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, desmentiu categoricamente esta segunda-feira (9) o que designou de "notícias falsas" ("fake news") relativas a uma suposta chegada em massa de imigrantes a Portugal nos próximos meses, no âmbito do programa de reagrupamento familiar. O esclarecimento de Leitão Amaro foi feito em resposta a afirmações do líder do Chega, André Ventura.

Ventura tinha defendido a suspensão temporária do reagrupamento familiar e alegado que "milhares de imigrantes" chegariam ao país "em poucos meses", sem fornecer mais detalhes. Em resposta a estas alegações, o Ministro da Presidência utilizou a rede social X para clarificar que é "falso que o Governo tenha anunciado chegadas aos milhares pelo reagrupamento familiar", atribuindo a origem de tais rumores a "alguns levados por fake news".

Segundo o governante, a verdadeira intenção do Executivo AD é "mudar a lei para limitar o reagrupamento familiar à capacidade de integração do país"

O Chega anunciou que irá propor um projeto de resolução para que o Governo suspenda provisoriamente o reagrupamento familiar até que a questão migratória seja "resolvida".

Numa aparição pública em Loures, à porta de uma igreja evangélica, André Ventura insistiu na sua posição, referindo um incidente recente em que a PSP detetou um armazém usado para habitação ilegal de imigrantes. Questionado sobre o caráter humanitário de permitir o reagrupamento familiar de quem entra legalmente e tem autorização de residência, o líder do Chega disse que a questão "já devia ter sido posta antes" e expressou preocupação com um possível aumento de "um milhão e meio para dois milhões de imigrantes em poucos meses", caso as famílias entrem no país, considerando esta situação "insustentável".

Leitão Amaro.
André Ventura anuncia projeto de suspensão do reagrupamento familiar de imigrantes

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt