Deu negativo o teste a médica que levou a isolar 50 pessoas nos Açores

A profissional de saúde, residente no continente, teve contacto com uma pessoa infetada antes de viajar para os Açores, onde deu consultas durante três dias. As suspeitas levaram ao isolamento social de 50 pessoas por precaução mas o teste foi negativo.
Publicado a
Atualizado a

Deu resultado negativo o teste efetuado a uma mulher de 35 anos que era um caso suspeito de Covid-19 e estava em avaliação nos Açores, com o seu percurso desde o continente, onde reside, até ao arquipélago a ter sido analisado dado que esta médica esteve em contacto com um caso confirmado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país. Por isso, e tendo em conta que deu consultas durante três dias no Pico e em São Jorge, todas as pessoas com quem a profissional de saúde contactou foram colocadas em isolamento social por prevenção, com as autoridades de saúde a entrarem em contacto com os utentes que estiveram nas consultas e com todos os seus contactos próximos. Foram cerca de 50 pessoas que estiveram em isolamento social.

"A Autoridade Regional de Saúde informa que o caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus COVID-19 nos Açores, uma profissional de saúde, de 35 anos, residente em Portugal continental, que esteve em contacto com um caso confirmado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país, teve resultado negativo após realização de análises laboratoriais", diz o comunicado emitido esta sexta-feira (6 de março).

Na Região Autónoma dos Açores, até à data, foram identificados três casos suspeitos, todos com resultados negativos nas análises laboratoriais.

Antes a situação originou uma reação rápida das autoridades de saúde e da operadora de transporte marítimo Atlânticoline, já que a médica viajou num dos ferries da companhia. O alívio chegou esta sexta-feira com a confirmação que a profissional de saúde não está infetada, permitindo findar o isolamento social. No comunicado divulgado na quinta-feira era traçado o cenário. A "doente apresenta situação clínica estável e, na sequência de contacto com a Linha de Saúde Açores, foi transportada para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira", referiu um comunicado do governo regional. A nota explica que trata-se de uma profissional de saúde, que realizou consultas, nos dias 2, 3 e 4 de março nas Unidades de Saúde de Ilha de São Jorge e do Pico. Foram cerca de 50 pessoas que foram aconselhadas a isolamento social até se conhecerem os resultados dos testes. O convívio da mulher com um infetado levou a uma maior exigência na verificação do caso e de possível focos de contágio.

A mulher de 35 anos realizou no dia 2 de março (terça-feira) uma viagem aérea com ligação Porto/Lisboa, Lisboa/Terceira, Terceira/São Jorge. Os voos são os seguintes: Voo TAP Porto/Lisboa TP 1933 (07H00) viajou no lugar 26 B; Voo TAP Lisboa/Terceira TP 1823 (09H30) viajou no lugar inicial 37 B, trocou depois para 37 C; Voo SATA Terceira/São Jorge SP 612 (11H50) viajou num lugar de janela do lado direito, junto à asa.

Na quinta-feira, 4 de março, realizou uma viagem entre as Velas de São Jorge e a Madalena do Pico, a bordo do barco "Mestre Jaime Feijó", no "piso 1, ao lado do bar esquerdo, 4.ª ou 5.ª fila a contar da entrada". Também aqui a Autoridade Regional de Saúde pediu a todas as pessoas que possam ter realizado esses percursos nos mesmos dias que contactassem a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

A Atlânticoline, operadora das embarcações de transporte nos Açores, anunciou no Facebook que "acionou o Plano de Contingência desenvolvido para o efeito" e colocou os colaboradores que trabalhavam no ferryboat em isolamento social.

"Logo que a empresa foi informada desta ocorrência, o que aconteceu ao início da tarde de hoje [quinta-feira], foi efetuada uma desinfeção completa ao navio, com a supervisão do Hospital da Horta. A desinfeção decorreu ao fim da tarde, tendo a última viagem da Linha Azul sido realizada com a embarcação "Cruzeiro das Ilhas" enquanto o procedimento decorria. Neste momento, o ferry já se encontra novamente operacional para realizar as próximas viagens", lê-se na nota informativa da empresa açoriana.

Esta sexta-feira, a empresa anunciou que os colaboradores já terminaram o isolamento social. A empresa afirma que irá recolher o nome e contactos de todos os passageiros.

"No âmbito do plano de contingência da empresa para possíveis casos de infeção, e atendendo ao gradual aumento de casos confirmados, a Atlânticoline irá manter a obrigatoriedade da recolha dos nomes e contactos telefónicos dos passageiros em todas as viagens. Trata-se de uma medida preventiva, para que a empresa possa estar em condições de, na eventualidade de tal ser necessário, colaborar com as autoridades de saúde no rastreamento de um potencial contágio. Como tal, a Atlânticoline apela à compreensão dos passageiros para a importância que o cumprimento deste procedimento poderá vir a ter para a Saúde Pública, solicitando a melhor colaboração de todos", lê-se na nota.

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores reitera que, em caso de sintomas, não se deve procurar um hospital ou unidade de saúde, mas antes ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 246 024.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt