Ministra do Ambiente reúne online com vice-presidente espanhola para discutir apagão
O Ministério do Ambiente e Energia confirma a existência de uma reunião, nesta sexta-feira, dia 2 de maio, entre a ministra, Maria da Graça Carvalho, e a vice-primeira-ministra espanhola Sara Aagesen, mas assegura que a mesma decorrerá online. Por definir está ainda se a ministra fará declarações à imprensa a seguir.
Uma informação que surge depois da imprensa espanhola dar nota que Sara Aagesen se iria reunir sexta-feira, dia 2 de maio, com a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, para "aproximar posições após a crise do apagão".
Segundo o jornal El Mundo, o encontro "é fundamental para restabelecer o funcionamento normal do mercado ibérico de eletricidade como um todo", lembrando que a interligação elétrica entre os dois países "é um elemento central da relação bilateral entre Espanha e Portugal".
O jornal diz ainda que o apagão "gerou tensões" no governo português, com Luís Montenegro a apontar Espanha como a origem do incidente que deixou Portugal às escuras durante longas horas.
"Embora a interconexão elétrica entre Portugal e Espanha tenha sido restaurada, a eletricidade parou de fluir. "Só por precaução", diz a operadora portuguesa. Por isso, a reunião de amanhã entre Aagesen e a ministra portuguesa é crucial. Do ponto de vista elétrico, mas também político", pode ainda ler-se na notícia.