Chefe da diplomacia dos EUA falha Moscovo e vai a Bruxelas discutir Irão

Washington, 13 mai 2019 (Lusa) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, viaja hoje para Bruxelas para discutir com funcionários europeus "questões urgentes" como o Irão, adiando por um dia a viagem à Rússia, indicaram fontes oficiais.

O chefe da diplomacia norte-americana, que deveria chegar hoje a Moscovo, vai falhar a agenda na capital russa e encontrar-se-á com o Presidente russo, Vladmir Putin, e o homólogo russo, Sergei Lavrov, em Sochi, na costa do Mar Negro, na terça-feira.

Em Bruxelas, está hoje previsto um conselho "Assuntos da União Europeia", mas o Departamento de Estado norte-americano não especificou quais as reuniões que figuram na ordem do dia de Mike Pompeo.

A diplomacia norte-americana adiantou apenas que Pompeo irá reunir com funcionários de França, Reino Unido e Alemanha, três países europeus que assinaram o acordo nuclear iraniano em 2015.

No passado dia 08, o Presidente do Irão, Hassan Rohani, deu 60 dias às potências mundiais para se negociar um novo acordo nuclear, adiantando que se tal não acontecer retomará o enriquecimento do urânio.

A União Europeia pediu imediatamente ao Irão que continue a respeitar as suas obrigações ao nível do programa nuclear e rejeitou "qualquer tipo de ultimato", comprometendo-se a "continuar os esforços para permitir a continuação do comércio legítimo" com Teerão.

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.