Exclusivo Novos hábitos em Lisboa. Há cada vez mais alunos a ir a pé para a escola

O relatório do projeto "Mãos ao Ar Lisboa", relativo a 2021, mostra que em oito freguesias lisboetas as viagens a pé já são as preferidas. Uso do automóvel nas deslocações para escolas privadas é mais do dobro em relação aos estabelecimentos de ensino público.

Há cada vez mais alunos a deslocarem-se a pé para a escola, de acordo com o relatório de 2021 do projeto "Mãos ao Ar" da Câmara Municipal de Lisboa. Ainda assim, o automóvel continuou a ser o principal meio de transporte nas deslocações dos alunos do 1.º até ao 12.º anos, em Lisboa, sendo que o peso mais substancial de quem se desloca de carro é dos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino privados: mais do dobro em relação ao público.

Neste projeto participaram 179 escolas, das quais 123 escolas públicas e 56 privadas. De referir ainda que 56 estabelecimentos de ensino participaram em todas a edições deste estudo criado em 2018, e 13 participaram agora pela primeira. "Relativamente ao número de alunos, participaram neste ano 38 078 alunos (46% da população escolar do 1.º ao 12.º ano), correspondendo a 26 316 alunos do ensino público (49%) e 11 762 do ensino privado (41%)", pode ler-se no relatório ao qual o DN teve acesso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG