Tem assuntos para tratar com a Câmara? É assim que agora deve fazer

O dever de recolhimento domiciliário está agora no topo da lista de deveres dos portugueses, mas há certos afazeres que continuam a existir. Se vive em Lisboa e tem assuntos para tratar com a Câmara, veja abaixo como pode fazer.

O que está fechado?

Neste momento, o distanciamento social é uma prioridade. Assim, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) passou a disponibilizar aos cidadãos todos os canais de atendimento, exceto o presencial. Isso significa que a Loja Lisboa Cultura, o Balcão Iniciativa Lisboa e todas as restantes Lojas Lisboa (Alcântara, Baixa, Entrecampos e Marvila) estão encerrados temporariamente. No entanto, a CML procura garantir o atendimento online e por telefone a todos os seus serviços.

Se procura...

Pedidos e informações em qualquer serviço da CML, pode submeter um pedido em qualquer área de competência da CML através do e-mail municipe@cm-lisboa.pt.

Certidões e reproduções

Deve fazer os seus pedidos de certidão e de reprodução simples e autenticada na Loja Lisboa Online .

Ocorrências na via pública

Deve participar as ocorrências na via pública em Na Minha Rua LX . Se quiser submeter informação relativa a condicionamentos de via pública, deve dirigir-se à Loja Lisboa Online .

Pagamento de taxas

Os munícipes que queiram efetuar pagamentos de taxas, através de referência multibanco gerada automaticamente ou por transferência bancária, podem tirar as suas dúvidas sobre o processo enviando e-mail para municipe@cm-lisboa.pt ou telefonando para o 808 203 232, de segunda a sábado das 8h às 20h.

Documentos que requeiram verificação de legitimidade presencial

A entrega de documentos que, por lei, requeiram a verificação de legitimidade presencial (licenças urbanísticas, certidões de processos que já deram entrada em papel, certificados da União Europeia, etc.) pode ser feita para o e-mail municipe@cm-lisboa.pt ou outros endereços e-mail mais específicos das respetivas áreas de serviços, desde que estes tenham uma assinatura digital qualificada . Se precisar de assistência neste processo, envie e-mail para municipe@cm-lisboa.pt ou telefone para o 808 203 232, de segunda a sábado das 8h às 20h.

Áreas de serviços especializadas:

Embora a CML ofereça serviços em 18 áreas ( consulte-as aqui ), algumas têm apenas um ou dois canais digitais. Contactando-os diretamente, não perde tempo à procura deles nos canais de atendimento mais gerais.

Urbanismo

Para todos os serviços desta área, a submissão de pedidos pode ser realizada enviando um e-mail para municipe@cm-lisboa.pt (máximo 4MB por e-mail), sendo disponibilizados esclarecimento e orientação através do 808 203 232, de segunda a sábado das 8h às 20h.

Cultura

O atendimento especializado aos serviços desta área deve ser feito através do email loja.lisboa.cultura@cm-lisboa.pt ou do telefone 218 173 600, em funcionamento entre as 14h e as 19h de todos os dias úteis.

A Câmara de Lisboa ainda confia que "para além dos habituais serviços de informação na área fiscal, de licenciamento, impostos, apoios, segurança social, direitos e mobilidade internacional, entre outros, a Loja Lisboa Cultura está também a reunir informação específica sobre todas as ações de apoio ao setor da Cultura, resultantes da atual crise gerada pelo covid-19".

Cemitérios

Todos os serviços nesta área podem ser realizados enviando e-mail diretamente para os cemitério s.

Precisa de ajuda extra?

Se, mesmo assim, precisar de apoio na submissão de pedidos ou quiser pedir informações pode contactar a CML através do website , do chat de atendimento online e do Facebook Messenger , ou ainda ligar para os números 808 203 232 e 218 170 552, entre as 8h e as 20h de segunda a sábado.

"Caso seja reportada por telefone ou e-mail alguma situação que, fundamentadamente, não possa ser resolvida através destes canais, será encontrada uma solução específica em função do caso em concreto, de forma a assegurar o serviço a todos", assegura a Câmara.

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