Lídia Pereira lidera a delegação do Parlamento Europeu a Baku.
Lídia Pereira lidera a delegação do Parlamento Europeu a Baku.Foto: Gonçalo Villaverde / Global Imagens

Lídia Pereira: "A Europa não pode pagar e salvar sozinha o planeta"

Resolução da eurodeputada social-democrata, que lidera a delegação do Parlamento Europeu à COP29, deixa claro que os Estados Unidos, a China e a Índia precisam de aumentar contributo financeiro para a luta contra as alterações climáticas.
Publicado a
Atualizado a

A eurdeputada social-democrata Lídia Pereira, que lidera a delegação do Parlamento Europeu à COP29 - Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que está a decorrer em Baku, no Azerbaijão, viu aprovada uma resolução em que deixa claro que os outros grandes blocos económicos mundiais além da União Europeia contribuam financeiramente para a combate às alterações climáticas e à descarbonização.

"A Europa não pode suportar sozinha o peso do custo da transição climática, e é urgente a colaboração internacional para garantir um futuro sustentável para todos. Como presidente da delegação do Parlamento Europeu à COP29, é isso mesmo que irei defender: a Europa não pode pagar e salvar sozinha o planeta, precisamos que a China, a Índia, os Estados Unidos e outros países também façam a sua parte, nomeadamente no que respeita ao financiamento do fundo climático", defende a eleita do PSD, que integra o grupo do Partido Popular Europeu (PPE).

Referindo-se à COP29 como "um momento crucial nos nossos esforços globais para combater as mudanças climáticas", Lídia Pereira espera que haja avanços na discussão da implementação das metas climáticas para 2030, a promoção de novas tecnologias limpas e uma transição justa para todos os setores.

Na resolução aprovada nesta quinta-feira, com apoio do PPE, dos Socialistas e Democratas, do Renew Europe e dos Verdes, pretende-se refletir "o compromisso do Parlamento Europeu em defender uma cooperação internacional mais forte e garantir compromissos que impulsionem a ação climática global".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt