Trump fala em "ato de pura maldade" e Biden assegura: "Não toleraremos ataques às nossas comunidades"
Jim WATSON / AFP

Trump fala em "ato de pura maldade" e Biden assegura: "Não toleraremos ataques às nossas comunidades"

Após atropelamento mortal durante os festejos da passagem de ano em Nova Orleães, o presidente eleito Donald Trump afirmou nas redes sociais que "a taxa de criminalidade" nos EUA "está a um nível que nunca ninguém viu antes".
Publicado a
Atualizado a

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, revelou que a sua administração vai apoiar a cidade de Nova Orleães após o atropelamento, seguido de tiroteio, na madrugada desta quarta-feira, que fez pelo menos 10 mortos e mais de 30 feridos durante os festejos da passagem de ano.

"A administração Trump apoiará totalmente a cidade de Nova Orleães na sua investigação e recuperação deste ato de pura maldade", declarou na rede social Truth Social. “Os nossos corações estão com todas as vítimas inocentes e os seus entes queridos, incluindo os corajosos agentes do Departamento de Polícia de Nova Orleães”, acrescentou. 

Na publicação, Donald Trump referiu ainda que "a taxa de criminalidade" nos EUA "está a um nível que nunca ninguém viu antes". "Quando eu disse que os criminosos que entram são muito piores do que os criminosos que temos no nosso país, essa afirmação foi constantemente refutada pelos Democratas e pelos Fake News Media, mas acabou por se revelar verdadeira", declarou o presidente eleito quando ainda decorrem as investigações ao que aconteceu em Nova Orleães.

Já o ainda presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu uma declaração sobre os acontecimentos da madrugada. "Não toleraremos ataques às nossas comunidades", declarou. 

Biden referiu que tem sido contantemente informado sobre o ataque em Nova Orleães, manifestando-se grato pela “resposta corajosa e rápida das forças policiais locais, que evitaram ainda mais mortes e ferimentos”. 

Fez ainda saber que deu instruções às equipas para garantir que “todos os recursos estão disponíveis” enquanto "as autoridades federais, estaduais e locais trabalham assiduamente" para apurar "o que aconteceu o mais rápido possível e para garantir que não haja nenhuma ameaça restante de qualquer tipo”.

“O meu coração está com as vítimas e as suas famílias que estavam simplesmente a tentar celebrar o feriado”, afirmou Biden. “Não há justificação para qualquer tipo de violência e não toleraremos qualquer ataque a qualquer comunidade da nossa nação", assegurou.

Antes, a Casa Branca disse que Biden tem estado a ser informado dos últimos desenvolvimentos pelo FBI e que ligou à presidente da Câmara (Mayor) de Nova Orleães, LaToya Cantrell, a oferecer apoio federal.

O FBI está a investigar este ataque "como um possível ato de terrorismo".

"O FBI é a principal agência de investigação e estamos a trabalhar com os nossos parceiros para investigar isto como um ato de terrorismo", disse fonte oficial.

Às primeiras horas da manhã, numa breve conferência de imprensa, a presidente de Câmara de Nova Orleães, LaToya Cantrell, já o considerou um "ataque terrorista".

Hoje de madrugada (pelas 03:00 na hora local), um homem atirou o veículo que conduzia contra uma multidão no movimentado Bairro Francês da cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América. Pelo menos dez pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.

O ataque aconteceu durante as celebrações do Ano Novo e quando a cidade também se enchia de gente para o Sugar Bowl, um jogo de futebol americano universitário que se realiza hoje com a presença de milhares de pessoas.

A comissária da polícia Anne Kirkpatrick disse à imprensa que o ataque foi intencional e que o motorista estava "fortemente determinado a causar uma carnificina". Afirmou ainda que as autoridades estão a trabalhar para garantir a segurança do Sugar Bowl.

Os meios de comunicação social norte-americanos citaram várias testemunhas segundo as quais um camião se dirigiu a alta velocidade contra a multidão, tendo o condutor saído e começado a disparar uma arma e a polícia respondido aos tiros.

Informações citadas pelas agências de notícias dão conta de que dois polícias foram baleados e ficaram feridos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt