Trump diz que Microsoft está em negociações para adquirir TikTok
EPA/ERIK S. LESSER

Trump diz que Microsoft está em negociações para adquirir TikTok

Presidente dos EUA fez saber que gostaria de ver uma disputa acesa com várias ofertas para a aquisição da rede social chinesa.
Publicado a
Atualizado a

A Microsoft está em negociações para adquirir a rede social chinesa TikTok. Quem o diz é o presidente norte-americano, Donald Trump, que fez saber que gostaria de ver uma disputa acesa com várias ofertas para a aquisição da aplicação da ByteDance, empresa com sede em Pequim.

A informação foi avançada pela Reuters, referindo que a gigante tecnológica dos EUA preferiu não tecer comentários. Esta seria a segunda vez que a Microsoft estaria interessa em adquirir o TikTok, depois de em 2020 ter estado na corrida para comprar a rede social.

Com cerca de 170 milhões de utilizadores em território norte-americano, a rede social TikTok esteve temporariamente suspensa na véspera da tomada de posse de Trump, cumprindo a lei federal, aprovada pelo Congresso, que obriga a aplicação a separar-se da sua empresa-mãe chinesa, a ByteDance, por questões de segurança nacional.

O acesso à aplicação acabou por ser retomado após a promessa de Trump de que iria assinar uma ordem executiva para suspender a lei e, assim, dar mais mais tempo para encontrar um comprador nos EUA da rede social chinesa.

E foi isso mesmo que Trump fez. Após tomar posse como o 47º presidente dos EUA, assinou uma ordem executiva que adiou por 75 dias a aplicação da legislação, permitindo assim o funcionamento da rede social em território norte-americano.

O presidente dos EUA disse, no entanto, na semana passada, que estava em conversações com várias pessoas sobre a aquisição do TikTok e que poderia ter em 30 dias uma solução para o futuro da aplicação no país.

Ainda segundo a Reuters, que cita uma fonte, a startup de inteligência artificial Perplexity AI fez no domingo uma proposta de fusão com o TikTok. Nesta proposta, o governo dos EUA poderá ter até 50% da nova empresa.

Recorde-se que o nome do magnata norte-americano Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental da administração Trump, e é dono da SpaceX e do X, foi apontado pela Bloomberg como um possível comprador da rede social. O TikTok viria, no entanto, a classificar esta possibilidade como "pura ficção".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt