O sismo causou danos graves e o colapso de edifícios
O sismo causou danos graves e o colapso de edifíciosEPA/BASARNAS / HANDOUT

Sismo de 7,7 atinge Indonésia e provoca pelo menos 47 mortos

O abalo inicial foi sentido em grande parte da ilha das Flores e foi seguido por vários tremores secundários. Segundo sismo, de 6,9, sentido na ilha de Sumatra
Publicado a
Atualizado a

Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter atingiu a costa da Indonésia durante a madrugada deste sábado (15 de agosto) e foi especialmente sentido na ilha das Flores, provocando o desabamento de edifícios e matando pelo menos 47 pessoas, segundo os mais recentes dados avançados pela agência indonésia de gestão de desastres. Há ainda 2000 pessoas deslocadas.

O sismo causou danos graves e o colapso de edifícios, confirmou a agência de gestão de catástrofes da Indonésia.

O sismo ocorreu por volta das 06:00 (hora local, 23:00 de sexta-feira em Lisboa), com epicentro a cerca de 62 quilómetros a noroeste de Ende, a cidade mais populosa das Flores, com cerca de 90 mil habitantes, e a uma profundidade de 10 quilómetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com a EFE, o último balanço aponta que as mortes ocorreram nos distritos de Manggarai (24), Manggarai Leste (17), Sikka (3), Ngada (1), Ende (1) e Manggarai Oeste (1). O número de feridos e desaparecidos é ainda desconhecido.

Segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), mais de 100 casas na ilha ficaram danificadas e foram registados deslizamentos de terra em algumas partes das Flores.

O aeroporto da ilha turística de Komodo também foi afetado, embora continue operacional, afirmou o ministro dos Transportes, Dudy Purwagandhi.

EPA / BASARNAS / HANDOUT

Um porta-voz da Agência Local de Gestão de Desastres (BPBD), Oche Seko, disse à EFE que os hospitais da região, incluindo os da cidade de Ende, tiveram de retirar os doentes para áreas exteriores e que “não têm tendas suficientes” para os abrigar.

Cerca de 2.000 residentes foram retirados das zonas costeiras após o forte sismo, que gerou um alerta de tsunami, posteriormente cancelado.

Várias casas foram inundadas em algumas partes da ilha depois de o sismo ter gerado ondas de até um metro de altura no distrito de Ende.

EPA/BASARNAS / HANDOUT

Segundo sismo sentido na ilha de Sumatra

Um segundo sismo de grande magnitude (6,9) foi registado já este sábado na ilha indonésia de Sumatra, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC).

O epicentro do tremor foi localizado a 7 km a noroeste da cidade de Pematangsiantar, no norte da ilha.

A Indonésia, um vasto arquipélago com mais de 17 mil ilhas, é propensa a sismos e atividades vulcânicas devido à sua localização no "Anel de Fogo", um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.

Em dezembro de 1992, um sismo de magnitude 7 provocou um tsunami que matou cerca de 2.500 pessoas na ilha das Flores, no sudeste do país, parte de um grupo de ilhas na metade oriental da Indonésia.

Em 2004, a Indonésia sofreu um dos piores desastres da sua história com o sismo de magnitude 9,1 que atingiu a costa da ilha de Sumatra, desencadeando um tsunami que matou 170 mil pessoas no país e cerca de 50 mil nos países vizinhos.

* notícia atualizada às 15.20

O sismo causou danos graves e o colapso de edifícios
Sismo de magnitude 6,7 atingiu centro da Indonésia provoca estragos
O sismo causou danos graves e o colapso de edifícios
Pelo menos um morto na Indonésia após sismo de magnitude 7,4 e alerta de tsunami
Diário de Notícias
www.dn.pt