Rússia e Estados Unidos vão voltar a reunir-se para discutir guerra na Ucrânia
Rússia e EUA vão realizar uma nova ronda de consultas diplomáticas sobre a situação na Ucrânia dentro de duas semanas, de acordo com declarações do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, à agência de notícias estatal RIA.
A primeira reunião decorreu na passada terça-feira, em Riade, na Arábia Saudita, e contou com a presença do Secretário de Estado Marco Rubio, da parte dos Estados Unidos, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, pelo lado da Rússia.
Sergei Ryabkov diz que o encontro decorrerá num terceiro país, ainda a decidir, e também não avançou quem estará presente na reunião destinada a colocar um fim à guerra na Ucrânia.
Ontem, numa mensagem de vídeo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que espera um acordo justo com os Estados Unidos sobre o acesso das empresas norte-americanas aos minerais da Ucrânia, em troca da ajuda de Washington.
"As equipas ucraniana e norte-americana estão a trabalhar num projeto de acordo entre os nossos governos (...) Espero um resultado - um resultado justo", apontou Zelensky, depois de ter rejeitado uma versão inicial deste acordo.
Com Lusa