"Rumo a uma geração sem tabaco". França proíbe fumar em praias e parques a partir deste domingo
A partir deste domingo, 29 de junho, está proibido fumar em diversas áreas abertas em França. É o caso de praias, parques e jardins públicos, paragens de autocarro e zonas de espera cobertas, imediações de escolas, colégios, liceus e creches e nos espaços exteriores de bibliotecas, piscinas, estádios e instalações desportivas.
Construir uma "geração livre do tabaco" é o objetivo do Governo francês com a medida. "É um passo decisivo no nosso compromisso para proteger as nossas crianças e construir uma geração livre de tabaco", explica Catherine Vautrin, ministra da Saúde e da Família.
De acordo com a ministra, 90% dos fumadores começam com o hábito antes dos 18 anos. A proibição, no entanto, não se aplica aos cigarros eletrónicos.
Quem infringir a nova regra incorre a uma coima que pode variar entre os 135 euros aos 700 euros. Segundo o Governo francês, todos os anos, o tabaco causa a morte de 75.000 pessoas em França.
Yves Martinet, presidente do Comitê Nacional Contra o Fumo (CNCT), citado pela Agência France Presse, disse que a proibição era “um passo na direção certa, mas continua insuficiente”. Para Martinet, a proibição deveria incluir esplanadas, porque as crianças também frequentam estes espaços.
Ainda conforme o Governo francês, placas informativas sobre as "zonas livres de tabaco" serão instaladas em breve. A proibição entre em vigor a uma semana antes das férias escolas e em plena temporada de verão.