Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Navalny
Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo NavalnyEPA/MARC MUELLER

"Promover a liberdade de expressão na Rússia". Viúva de Navalny e Repórteres sem Fronteiras lançam canal de TV

O opositor de Vladimir Putin morreu na prisão, a 16 de fevereiro de 2024. Juntamente com o Repórteres sem Fronteiras, a viúva vai lançar esta quarta-feira (4 de junho) o canal de TV "Futuro da Rússia"
Publicado a
Atualizado a

Yulia Navalnaya prometeu continuar a luta do marido Alexei Navalny - o opositor do regime russo que morreu na prisão, a 16 de fevereiro de 2024 -, e agora, juntamente com os Repórteres sem Fronteiras (RSF), vai lançar um canal de televisão para "promover a liberdade de expressão na Rússia".

A informação sobre o novo canal de TV foi anunciada pela organização RSF no final da semana passada e está previsto que o lançamento aconteça já esta quarta-feira (4 de junho), dia em que Navalny faria 49 anos, segundo noticia a AFP.

Denominado Futuro da Rússia, o canal de TV será emitido através do projeto de satélite Svoboda, disponível em toda a Rússia, de acordo com a informação dos Repórteres sem Fronteiras, citada pela agência de notícias.

A organização que tem como objetivo garantir o direito à liberdade de informação indicou que o pacote Svoboda está disponível para 4,5 milhões de lares na Rússia e cerca de 800 mil na Ucrânia ocupada.

De acordo com a AFP, os Repórteres sem Fronteiras lançaram, em março, pacote de canais de notícias por satélite destinados aos território russo, com a participação de jornalistas russos, que foram forçados a deixar o país depois do início da guerra na Ucrânia, em curso há mais de três anos.

Alexei Navalny, o principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin, morreu em fevereiro de 2024, na colónia penal ártica de Yamal-Nenets. Estava a cumprir uma pena de 19 anos de prisão. 

O opositor russo, que lutou contra a corrupção na Rússia e organizou protestos anti-Kremlin (presidência russa), já tinha sobrevivido a uma tentativa de envenenamento em 2020.

Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Navalny
Morreu Alexei Navalny. Serviços prisionais russos dizem que "se sentiu mal" após uma caminhada
Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Navalny
O opositor russo que apelou à resistência contra Putin até ao fim da vida

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt