"Promover a liberdade de expressão na Rússia". Viúva de Navalny e Repórteres sem Fronteiras lançam canal de TV
Yulia Navalnaya prometeu continuar a luta do marido Alexei Navalny - o opositor do regime russo que morreu na prisão, a 16 de fevereiro de 2024 -, e agora, juntamente com os Repórteres sem Fronteiras (RSF), vai lançar um canal de televisão para "promover a liberdade de expressão na Rússia".
A informação sobre o novo canal de TV foi anunciada pela organização RSF no final da semana passada e está previsto que o lançamento aconteça já esta quarta-feira (4 de junho), dia em que Navalny faria 49 anos, segundo noticia a AFP.
Denominado Futuro da Rússia, o canal de TV será emitido através do projeto de satélite Svoboda, disponível em toda a Rússia, de acordo com a informação dos Repórteres sem Fronteiras, citada pela agência de notícias.
A organização que tem como objetivo garantir o direito à liberdade de informação indicou que o pacote Svoboda está disponível para 4,5 milhões de lares na Rússia e cerca de 800 mil na Ucrânia ocupada.
De acordo com a AFP, os Repórteres sem Fronteiras lançaram, em março, pacote de canais de notícias por satélite destinados aos território russo, com a participação de jornalistas russos, que foram forçados a deixar o país depois do início da guerra na Ucrânia, em curso há mais de três anos.
Alexei Navalny, o principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin, morreu em fevereiro de 2024, na colónia penal ártica de Yamal-Nenets. Estava a cumprir uma pena de 19 anos de prisão.
O opositor russo, que lutou contra a corrupção na Rússia e organizou protestos anti-Kremlin (presidência russa), já tinha sobrevivido a uma tentativa de envenenamento em 2020.