Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi (à esquerda), e o seu homólogo de Omã, Badr al-Boussaïdi
Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi (à esquerda), e o seu homólogo de Omã, Badr al-BoussaïdiEPA/IRANIAN FOREIGN MINISTRY HANDOUT

Programa nuclear. EUA e Irão tiveram conversações "construtivas"

Os dois países vão continuar as conversações sobre o programa nuclear iraniano na "próxima semana".
Publicado a
Atualizado a

As conversações sobre o programa nuclear iraniano entre Washington e Teerão, que aconteceram este sábado em Mascate, capital de Omã, foram "construtivas", segundo revelou o Irão.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al-Boussaïdi, afirmou que as conversações indiretas, através de intermediário, decorreram numa “atmosfera amigável” e que as partes "vão continuar a trabalhar em conjunto".  

EUA e Irão "concordaram em continuar" com estas negociações "na próxima semana”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, citado pela AFP.

As conversações decorreram “numa atmosfera construtiva e de respeito mútuo”, disse o chefe da diplomacia do Irão, Abbas Araghchi, que participou nesta ronda negocial. Já a delegação dos EUA foi representada por Steve Witkoff, o enviado do presidente norte-americano.

De referir que Donald Trump ameaçou com uma intervenção militar caso não fosse alcançado um acordo, pelo que estas negociações foram consideradas de "alto risco".

Do lado norte-americano, tinha sido pedido que as conversações com o Irão fossem diretas, mas acabaram por ser através de um mediador. Ainda assim, os negociadores do Irão e dos EUA, países que não têm relações diplomáticas desde 1980, falaram diretamente durante “alguns minutos", segundo a imprensa internacional.

“A nossa intenção é chegar a um acordo justo e honroso a partir de uma posição de igualdade”, disse o ministro iraniano Abbas Araghchi num vídeo transmitido pela televisão estatal iraniana.

Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi (à esquerda), e o seu homólogo de Omã, Badr al-Boussaïdi
Com ou sem mediador, EUA e Irão avançam com negociações

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt