EPA/FABIO FRUSTACI
EPA/FABIO FRUSTACILeão XIV durante a sua missa inaugural.

Personal trainer não sabia que treinava o papa. "Com o Conclave, perdemos um cliente"

Valerio Masella, de 26 anos, ficou a saber quem era o seu cliente quando o viu na televisão após a eleição como papa Leão XIV.
Publicado a
Atualizado a

Se já era conhecida a paixão do papa Leão XIV pelo ténis, ficámos agora a saber que antes de ser eleito, o cardeal Robert Prevost era cliente assíduo de um ginásio em Roma. Tudo porque o jornal italiano Il Messaggero foi falar com Valerio Masella, de 26 anos, o Personal Trainer (PT) que só quando viu o novo pontífice surgir à varanda da Basílica de São Pedro percebeu que aquele era o cliente que nunca faltava aos treinos.

“Com a eleição dele no conclave, o ginásio perdeu um cliente”, contou Masella. “Mas o mais curioso é que ninguém no ginásio sabia que Robert, agora Leão XIV, era cardeal — e muito menos eu, que o treinava.”

O jovem PT mal queria acreditar que o homem vestido de branco, que desde dia 8 de março lidera os 1400 milhões de católicos, era o mesmo que duas a três vezes por semana ia ao ginásio treinar durante uma hora. "Quando ele foi eleito Papa, ao vê-lo na TV, reconheci-o logo. Não acreditei. Eu treinei o futuro pontífice: é inacreditável, mas, para mim, ele era um cliente como qualquer outro. E comportava-se como todos os outros clientes deste ginásio", disse Masella ao Il Messaggero.

O PT vai mais longe e garante que para a idade - 69 anos - o papa está em "excelente condição física". Talvez graças à rotina que seguia, juntando aeróbica e aquecimento, com exercícios na passadeira e elíptica, seguidos de exercícios de fortalecimento muscular e de postura.

A verdade é que durante o tempo em que frequentou o ginásio, Prevost nunca revelou qual a sua posição na hierarquia da igreja, com o cardeal a manter a discrição, mas sempre com simpatia, sorrindo e cumprimentando todos.

Apaixonado por desporto, o papa norte-americano pratica ténis, tendo já recebido no Vaticano o tenista italiano Jannik Sinner, que não só levou umas raquetes como o desafiou para baterem uma bolas. O que Leão XIV se viu obrigado a declinar com receio de "partirem qualquer coisa". Nascido em Chicago, Prevost é ainda apreciado de basebol, sendo fã dos Chicago White Sox.

 EPA/FABIO FRUSTACI
Quantos são e onde estão os "irmãos" do papa em Portugal?

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt