Papa fica em "repouso absoluto", mas apresenta melhoras
EPA/MAURIZIO BRAMBATTI

Papa fica em "repouso absoluto", mas apresenta melhoras

Desde sexta-feira que o Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, para ser tratado a uma bronquite. Exames "revelaram uma melhoria de alguns valores”, indica o Vaticano.
Publicado a
Atualizado a

O Papa Francisco, de 88 anos, vai ficar em "repouso absoluto" por recomendação da equipa médica que o acompanha no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde sexta-feira devido a uma bronquite.

“Para facilitar a sua recuperação, a equipa médica prescreveu-lhe repouso absoluto, pelo que o Santo Padre não presidirá à oração do Ângelus amanhã, domingo, 16 de fevereiro”, refere o comunicado da Santa Sé, citado pela agência Ecclesia, divulgado na tarde deste sábado.

O Papa decidiu, no entanto, que "tem a intenção de enviar o texto para a respetiva publicação”, segundo a nota divulgada.

De acordo com a nota, os exames efetuados ao longo do dia "confirmaram a infeção" nas vias respiratórias, tendo o tratamento sido "ligeiramente modificado". Ainda assim, "os exames laboratoriais de hoje revelaram uma melhoria de alguns valores”, revelou o Vaticano.

Durante a manhã, o líder da Igreja Católica recebeu a Eucaristia e depois “alternou o repouso com a oração e a leitura”.

“O Papa passou uma noite serena. Ao acordar, tomou o pequeno-almoço e leu alguns jornais”, disse aos jornalistas o diretor do gabinete de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, referindo que Francisco "está sereno, de bom humor.

De acordo com o comunicado, o Papa Francisco tem sido "informado das numerosas mensagens de proximidade e de afeto" que tem recebido, manifestando "a sua gratidão" e pedindo "que continuem a rezar por ele”.

Papa fica em "repouso absoluto", mas apresenta melhoras
Papa Francisco passou noite tranquila e febre baixou

Os problemas de saúde obrigaram o Santo Padre a cancelar a agenda dos próximos dias e na habitual missa de domingo será substituído pelo cardeal português, José Tolentino de Mendonça.

Há vários dias que o Papa Francisco sofre de bronquite, tendo pedido que lhe lessem alguns dos seus textos em audiências, devido às dificuldades respiratórias.

Na quarta-feira, por exemplo, foi obrigado a interromper a leitura da catequese durante a Audiência Geral no Vaticano, devido à bronquite.

Já no início de fevereiro, o Papa realizou audiências a partir da Casa Santa Marta, no Vaticano, por estar a tentar recuperar da bronquite.

Francisco luta há muito tempo contra problemas de saúde, incluindo longos episódios de bronquite. Usa andarilho ou bengala para se movimentar pelo seu apartamento e recentemente caiu duas vezes, magoando o braço e o queixo.

No final de novembro de 2023, o Sumo Pontífice também foi diagnosticado com uma bronquite que o obrigou a cancelar alguns eventos e a celebrar o Angelus em privado, tendo sido substituído por um colaborador para ler os seus discursos. Na altura, o Papa Francisco cancelou uma viagem ao Dubai, onde iria participar numa cimeira do clima.

No ano seguinte, em março, o Santo Padre informou que estava novamente doente com uma bronquite.

Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é internado no Hospital Gemelli, em Roma. Em junho de 2021, o Sumo Pontífice foi hospitalizado para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon. Já em junho de 2023 foi internado para uma cirurgia de "laparotomia e reconstrução da parede abdominal", e em março, do mesmo ano, para exames médicos.

Com Lusa

Papa fica em "repouso absoluto", mas apresenta melhoras
Papa com febre ligeira, mas está estável. Será substituído por Tolentino de Mendonça na missa de domingo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt