Papa fica em "repouso absoluto", mas apresenta melhoras
O Papa Francisco, de 88 anos, vai ficar em "repouso absoluto" por recomendação da equipa médica que o acompanha no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde sexta-feira devido a uma bronquite.
“Para facilitar a sua recuperação, a equipa médica prescreveu-lhe repouso absoluto, pelo que o Santo Padre não presidirá à oração do Ângelus amanhã, domingo, 16 de fevereiro”, refere o comunicado da Santa Sé, citado pela agência Ecclesia, divulgado na tarde deste sábado.
O Papa decidiu, no entanto, que "tem a intenção de enviar o texto para a respetiva publicação”, segundo a nota divulgada.
De acordo com a nota, os exames efetuados ao longo do dia "confirmaram a infeção" nas vias respiratórias, tendo o tratamento sido "ligeiramente modificado". Ainda assim, "os exames laboratoriais de hoje revelaram uma melhoria de alguns valores”, revelou o Vaticano.
Durante a manhã, o líder da Igreja Católica recebeu a Eucaristia e depois “alternou o repouso com a oração e a leitura”.
“O Papa passou uma noite serena. Ao acordar, tomou o pequeno-almoço e leu alguns jornais”, disse aos jornalistas o diretor do gabinete de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, referindo que Francisco "está sereno, de bom humor.
De acordo com o comunicado, o Papa Francisco tem sido "informado das numerosas mensagens de proximidade e de afeto" que tem recebido, manifestando "a sua gratidão" e pedindo "que continuem a rezar por ele”.
Os problemas de saúde obrigaram o Santo Padre a cancelar a agenda dos próximos dias e na habitual missa de domingo será substituído pelo cardeal português, José Tolentino de Mendonça.
Há vários dias que o Papa Francisco sofre de bronquite, tendo pedido que lhe lessem alguns dos seus textos em audiências, devido às dificuldades respiratórias.
Na quarta-feira, por exemplo, foi obrigado a interromper a leitura da catequese durante a Audiência Geral no Vaticano, devido à bronquite.
Já no início de fevereiro, o Papa realizou audiências a partir da Casa Santa Marta, no Vaticano, por estar a tentar recuperar da bronquite.
Francisco luta há muito tempo contra problemas de saúde, incluindo longos episódios de bronquite. Usa andarilho ou bengala para se movimentar pelo seu apartamento e recentemente caiu duas vezes, magoando o braço e o queixo.
No final de novembro de 2023, o Sumo Pontífice também foi diagnosticado com uma bronquite que o obrigou a cancelar alguns eventos e a celebrar o Angelus em privado, tendo sido substituído por um colaborador para ler os seus discursos. Na altura, o Papa Francisco cancelou uma viagem ao Dubai, onde iria participar numa cimeira do clima.
No ano seguinte, em março, o Santo Padre informou que estava novamente doente com uma bronquite.
Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é internado no Hospital Gemelli, em Roma. Em junho de 2021, o Sumo Pontífice foi hospitalizado para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon. Já em junho de 2023 foi internado para uma cirurgia de "laparotomia e reconstrução da parede abdominal", e em março, do mesmo ano, para exames médicos.
Com Lusa