Papa com febre ligeira, mas está estável. Será substituído por Tolentino de Mendonça na missa de domingo
EPA/ANGELO CARCONI

Papa com febre ligeira, mas está estável. Será substituído por Tolentino de Mendonça na missa de domingo

O Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde recebe tratamento à base de medicamentos para curar uma bronquite.
Publicado a
Atualizado a

O Papa Francisco, de 88 anos, deu esta sexta-feira entrada no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite.

A Santa Sé informou, em comunicado, que o líder da Igreja Católica vai continuar com o "tratamento hospitalar para a sua bronquite”.

De acordo com o mais recente boletim clínico emitido já durante a tarde, o estado de saúde do Papa encontra-se "estável", apresentando apenas "febre ligeira", pelo que, depois dos exames a que foi submetido, "iniciou uma terapia medicamentosa hospitalar", pois foi exames revelaram "uma infeção do trato respiratório".

O cardeal Tolentino de Mendonça vai substituir o Papa na missa deste domingo (16 de fevereiro), no âmbito do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura.

Na agenda do Papa, no site do Vaticano, é referido que no domingo, às 10:00, a "Santa Missa será presidida por Sua Eminência o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação".

Já a audiência Jubilar, que estava agendada para este sábado (15), "foi cancelada", informou a Santa Sé, em comunicado.

Foi ainda referido que "o encontro com os artistas", que estava inicialmente marcado "para segunda-feira na Cinecittà, não acontecerá devido à impossibilidade de o Papa estar presente”.

Há vários dias que o Papa Francisco sofre de bronquite, tendo pedido que lhe lessem alguns dos seus textos em audiências, devido às dificuldades respiratórias.

Na quarta-feira, por exemplo, o Papa foi obrigado a interromper a leitura da catequese durante a Audiência Geral no Vaticano, devido à bronquite.

Já no início de fevereiro, o Papa realizou audiências a partir da Casa Santa Marta, no Vaticano, por estar a tentar recuperar da bronquite.

Francisco luta há muito tempo contra problemas de saúde, incluindo longos episódios de bronquite. Usa andarilho ou bengala para se movimentar pelo seu apartamento e recentemente caiu duas vezes, magoando o braço e o queixo.

No final de novembro de 2023, o Sumo Pontífice também foi diagnosticado com uma bronquite que o obrigou a cancelar alguns eventos e a celebrar o Angelus em privado, tendo sido substituído por um colaborador para ler os seus discursos. Na altura, o Papa Francisco cancelou uma viagem ao Dubai, onde iria participar numa cimeira do clima.

No ano seguinte, em março, o Santo Padre informou que estava novamente doente com uma bronquite.

Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é internado no Hospital Gemelli, em Roma. Em junho de 2021, o Sumo Pontífice foi hospitalizado para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon. Já em junho de 2023 foi internado para uma cirurgia de "laparotomia e reconstrução da parede abdominal", e em março, do mesmo ano, para exames médicos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt