"Agradeço as orações pela minha saúde". Papa envia mensagem de voz a fiéis e denota fragilidade
Pela primeira vez, desde que foi internado a 14 de fevereiro, ouviu-se a voz do Papa Francisco. A mensagem de áudio foi divulgada esta quinta-feira perante os fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro, no Vaticano.
"Agradeço de todo o coração as orações que fazem pela minha saúde que fazem desde essa praça, acompanho-vos daqui. Que Deus vos abençoe e que a Virgem vos proteja. Obrigado”. Estas foram palavras do Santo Padre na curta mensagem, de cerca de 29 segundos, que se ouviu no Vaticano, onde os fiéis estavam reunidos para a oração do Terço.
A voz que se ouve denota a fragilidade do Papa, que tenta recuperar de uma pneumonia bilateral que lhe foi diagnosticada no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado.
Ouça aqui a mensagem do Papa:
O estado de saúde do Francisco mantém-se "estável", em relação aos dias anteriores, não tendo apresentado "episódios de insuficiência respiratória", refere o Vaticano no boletim divulgado na tarde desta quinta-feira.
O Santo Padre, de 88 anos, continuou a fazer fisioterapia respiratória e motora, tendo “os parâmetros hemodinâmicos e as análises sanguíneas mantiveram-se estáveis. Não apresentou febre”, indica ainda o comunicado da Santa Fé.
Embora não tenham sido registadas novas crises respiratórias, “os médicos mantêm um prognóstico reservado”.
É ainda referido na nota que, dada a estabilidade do quadro clínico do Papa, o próximo boletim médico será só divulgado no sábado.
O Sumo Pontífice realizou "algumas atividades de trabalho" durante a manhã e tarde desta quinta-feira, tendo alternado o descanso com a oração. "Antes do almoço, recebeu a Eucaristia", diz o Vaticano.
O Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, tendo-lhe sido diagnosticada uma pneumonia bilateral.