Doze mortos em despiste de autocarro perto da capital da Croácia

Além das vítimas mortais, 30 pessoas ficaram feridas no acidente registado na madrugada deste sábado.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 30 ficaram feridas esta manhã no despiste de um autocarro polaco, nos arredores de Zagreb, capital da Croácia.

O número de mortos aumentou para 12 após a morte de um dos feridos no hospital, informou o Ministro do Interior Davor Bozinovic, numa conferência de imprensa na cidade de Varadzin, no norte da Croácia.

18 dos 30 feridos, que foram levados para hospitais na zona, estavam em "estado grave", disse Maja Grba Bujevic, chefe dos serviços de emergência da Croácia.

16 equipas médicas de emergência foram enviadas para o local do acidente.

O funcionário do consulado polaco Dagmara Lukovic disse que os passageiros do autocarro eram de nacionalidade polaca. "De acordo com certos relatórios, era um grupo de peregrinos que se dirigia para Medjugorje", um santuário católico na Bósnia que atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos.

"Um grave acidente ocorreu por volta das 5:40 da manhã (4:40 em Lisboa). O autocarro desviou-se e caiu numa vala perto da autoestrada", disse o porta-voz da polícia, Marko Muric, à AFP. O acidente ocorreu a cerca de 60 quilómetros de Zagreb.

A Croácia atraiu milhões de turistas este verão, atraídos pela costa do Adriático. Cerca de 580.000 turistas polacos visitaram a Croácia entre janeiro e julho deste ano.

Em julho de 2021, dez turistas do Kosovo morreram num acidente de autocarro numa autoestrada na Croácia Oriental.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG