Navios da Marinha e da guarda costeira da China chocam quando perseguiam barco filipino (com vídeo)

Navios da Marinha e da guarda costeira da China chocam quando perseguiam barco filipino (com vídeo)

O incidente registou-se perto do Atol de Scarborough, que tem sido disputado pelos dois países.
Publicado a
Atualizado a

Um navio da Marinha e um outro da guarda costeira chinesa colidiram esta segunda-feira, 11 de agosto, quando perseguiam um barco de patrulha das Filipinas no Mar do Sul da China.

O incidente foi revelado pelas autoridades filipinas, que divulgaram o vídeo do momento do choque, registado perto do Atol de Scarborough, que tem sido disputado pelos dois países.

Naquele momento, a guarda costeira filipina escoltava os barcos que distribuíam ajuda aos pescadores na região, de acordo com o comodoro Jay Tarriela, em comunicado citado pela AFP, acrescentando que “o navio da Guarda Costeira da China (CCG 3104), que perseguia em alta velocidade o navio da guarda costeira filipina BRP Suluan, realizou uma manobra arriscada pela popa de estibordo da embarcação filipina, levando ao impacto com o navio de guerra da Marinha do PLA (Exército de Libertação Popular da China)”.

Gan Yu, porta-voz da Guarda Costeira da China, confirmou ter havido um incidente, mas não referiu ter havido uma colisão. “A Guarda Costeira da China tomou as medidas necessárias, de acordo com a lei, incluindo monitoramento, pressão externa, bloqueio e controle das embarcações filipinas para afastá-las”, disse.

O Atol de Scarborough — uma cadeia triangular de recifes e rochas — tem sido um ponto de tensão entre os dois países desde que, em 2012, a China tomou aquele território.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt