México acusa Adidas de apropriação cultural em novo modelo de sandálias
Adidas Originals/Reprodução X

México acusa Adidas de apropriação cultural em novo modelo de sandálias

O modelo em causa, batizado como “Oaxaca Slip-On”, apresenta um estilo idêntico ao dos huaraches, calçado indígena típico.
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As autoridades mexicanas acusaram a marca desportiva Adidas de plagiar um produto tradicional de artesãos do sul do país, alegando que um novo modelo de sandálias reproduz de forma evidente o design tradicional dos huaraches, calçado indígena típico, informa a Associated Press (AP).

O modelo em causa, batizado como “Oaxaca Slip-On”, foi criado pelo designer norte-americano Willy Chavarría para a linha Adidas Originals. A sandália apresenta tiras finas de couro entrançadas, num estilo idêntico ao dos huaraches, mas com sola grossa de ténis em vez das tradicionais solas planas de couro.

Chavarria, que tem ascendência mexicana, apresentou o seu design pela primeira vez num painel da Adidas em Porto Rico, na segunda-feira, e afirmou que a sua colaboração com a marca alemã é uma ode à cultura mexicana.

"Sinto-me muito orgulhoso por trabalhar com uma empresa que realmente respeita e valoriza a cultura de forma autêntica", afirmou ao Sneaker News, citado pela Euronews.

As autoridades do estado de Oaxaca sustentam que o design incorpora elementos do património cultural das comunidades indígenas zapotecas, especialmente da localidade de Villa Hidalgo de Yalálag. O artesanato é uma fonte vital de emprego para cerca de meio milhão de pessoas no México e representa cerca de 10% do PIB em estados como Oaxaca, Jalisco, Michoacán e Guerrero.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, anunciou na sexta-feira que a Adidas já está em conversações com as autoridades locais para compensar “as pessoas que foram plagiadas” e que o governo está a preparar reformas legais para impedir a cópia de peças artesanais mexicanas.

Para artesãos como Viridiana Jarquín García, que fabrica huaraches em Oaxaca, o modelo da Adidas é “uma cópia barata” que desvaloriza o trabalho tradicional. “Está-se a perder a arte. Estamos a perder a nossa tradição”, lamentou, citado pela AP.

O governo de Oaxaca pediu a retirada imediata do modelo “Oaxaca Slip-On” e uma desculpa pública da marca, classificando o caso como “apropriação cultural” e possível violação da lei.

Numa carta dirigida à liderança da Adidas, o governador Salomón Jara Cruz criticou a justificação de “inspiração criativa” para o uso de expressões culturais que “dão identidade às comunidades”, sublinhando que “a cultura não se vende, respeita-se”.

Em resposta, a Adidas declarou “valorizar profundamente a riqueza cultural dos povos indígenas do México” e reconheceu a pertinência das críticas. A empresa manifestou vontade de reunir-se com as autoridades locais para “reparar os danos” causados.

O caso surge após vários episódios semelhantes. Em 2021, o governo mexicano acusou marcas como Zara, Anthropologie e Patowl de copiarem designs de comunidades indígenas de Oaxaca para comercialização. Atualmente, o executivo trabalha em novas regras para proteger os artistas, sem impedir colaborações comerciais que lhes possam abrir portas a mercados mais amplos.

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