Musk envolve-se em discussão acesa com Rubio na Casa Branca, com Trump a assistir
EPA/JIM LO SCALZO

Musk envolve-se em discussão acesa com Rubio na Casa Branca, com Trump a assistir

Com a missão de cortar gastos públicos, o bilionário Elon Musk terá acusado o chefe da diplomacia norte-americana de ainda não ter despedido "ninguém", segundo o The New York Times.
Publicado a
Atualizado a

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, "estava furioso" numa reunião de quinta-feira na Casa Branca em que o bilionário Elon Musk o acusou de não ter despedido ninguém do seu departamento, segundo o The New York Times, jornal que deu detalhes sobre a alegada discussão acesa, presenciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Com a missão de cortar gastos públicos, através do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), Elon Musk entrou em conflito com o chefe da diplomacia norte-americana sobre a política de redução de funcionários públicos.

De acordo com o jornal, Musk acusou Rubio de não ter demitido "ninguém" e de resistir à pressão que tem sido exercida pelo dono da SpaceX e da Tesla para levar a cabo grandes reduções de pessoal desde que Donald Trump tomou posse, a 20 de janeiro.

Na sala do gabinete da Casa Branca, "o secretário de Estado, sentado ao lado do presidente", ouvia os "ataques do homem mais rico do mundo", relata o The New York Times.

Além de acusar Rubio de não dispensar ninguém no seu departamento, o responsável pelo DOGE disse, com "desdém", que provavelmente a única pessoa que o secretário de Estado tivesse despedido fosse um membro da equipa do Departamento de Eficiência Governamental de Musk.

Segundo a mesma publicação, Rubio argumentou ao afirmar que 1.500 funcionários do Departamento de Estado tinham saído através da reforma antecipada. Terá depois usado de sarcasmo para perguntar a Musk se queria que ele voltasse a contratar todas essas pessoas apenas para que o bilionário pudesse fazer um espetáculo ao demiti-las novamente.

O jornal escreve que a discussão prolongou-se até que Trump interveio para defender Rubio, referindo que o secretário de Estado tem feito um "ótimo trabalho". O presidente terá dito que Marco Rubio tinha muito com que lidar, que era muito ocupado, que estava sempre a viajar ou na TV e que tinha um departamento para liderar.

O confronto terá acontecido numa reunião em que Trump disse aos seus chefes de gabinete que são eles, e não Musk, que têm a última palavra sobre o pessoal e a política das respetivas agências, segundo informou a Reuters.

De acordo com a agência de notícias, a reunião foi marcada na sequência de queixas de vários responsáveis de agências governamentais sobre as medidas agressivas de Musk para reduzir gastos públicos.

Donald Trump já veio, no entanto, negar o conflito entre os dois. “Não há choque, eu estava lá, você é apenas um arruaceiro”, disse o presidente dos EUA a um jornalista qe o tinha questionado sobre a notícia do The New York Times.

“Elon dá-se muito bem com Marco e ambos estão a fazer um trabalho fantástico”, destacou Trump. “Marco tem-se saído incrivelmente bem como Secretário de Estado. E o Elon é um tipo único e tem feito um trabalho fantástico”, salientou o presidente norte-americano.

Musk envolve-se em discussão acesa com Rubio na Casa Branca, com Trump a assistir
Da contestação nas ruas aos tribunais: haverá algo capaz de travar o DOGE de Elon Musk?
Musk envolve-se em discussão acesa com Rubio na Casa Branca, com Trump a assistir
Musk pede aumento salarial para autoridades eleitas dos EUA enquanto corta gastos públicos

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt