Musk despede-se do governo dos EUA. Diz que continuará a ser "amigo e conselheiro" de Trump
EPA/FRANCIS CHUNG / POOL

Musk despede-se do governo dos EUA. Diz que continuará a ser "amigo e conselheiro" de Trump

Na Casa Branca, ao lado de Elon Musk, o presidente norte-americano agradeceu o "trabalho fantástico" que o multimilionário desenvolveu à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Publicado a
Atualizado a

No último dia na administração Trump, o multimilionário Elon Musk esteve esta sexta-feira ao lado do presidente norte-americano na Sala Oval da Casa Branca para a despedida. “Ele fez um trabalho fantástico”, disse Donald Trump sobre o homem que teve como missão cortar na despesa pública.

Musk esteve à frente do Departamento de Eficiência Governamental (conhecido por DOGE), mas hoje o dono da Tesla, da SpaceX e da rede social X despediu-se do governo dos EUA, como já tinha anunciado na quarta-feira, com Trump a tecer-lhe elogios pelo trabalho desenvolvido na missão de cortar nos gastos federais, que envolveram medidas controversas, como milhares de despedimentos e cortes de fundos.

O presidente dos EUA disse, no entanto, que o multimilionário vai continuar envolvido com o trabalho que realizou no governo. Na realidade, Elon Musk não está a sair, disse Trump. “Ele vai estar a ir e a voltar. Isto é o seu bebé e acho que ele ainda vai fazer muitas coisas ”, afirmou na conferência de imprensa, durante a qual ofereceu ao multimilionário uma chave dourada, um presente que disse dar apenas a “pessoas muito especiais”.

"Elon trabalhou incansavelmente ajudando a liderar o programa de reforma governamental mais abrangente e consequente em gerações", disse Trump, citado pela Reuters.

O presidente dos Estados Unidos descreveu Musk com sendo "um dos maiores líderes empresariais e inovadores que o mundo já teve".

"Ele ofereceu-se para colocar os seus grandes talentos ao serviço da nossa nação e nós agradecemos", referiu ainda o chefe de Estado norte-americano. "Agradeço-lhe por ter vindo e por nos ter ajudado. Ele, realmente, mudou a mentalidade de muitas pessoas", vincou Trump, tendo defendido que Musk exerceu funções “contra ventos e marés”.

“É uma pena, porque é um patriota extraordinário. A boa notícia é que 90% do país sabe disso, valoriza e aprecia verdadeiramente o que ele fez”, considerou Trump. O presidente dos EUA disse também que o dono do X teve que suportar “abusos, calúnias, mentiras e ataques escandalosos”.

De boné preto, onde se lia "DOGE", o homem mais rico do mundo disse que continuará a ser "amigo e conselheiro" de Donald Trump, apesar de deixar o governo norte-americano para se dedicar aos seus negócios. “Se houver algo que o presidente queira que eu faça, estou ao seu dispor", assegurou o empresário.

“Este não é o fim do DOGE, mas sim o início”, garantiu ainda Musk. Disse acreditar que o departamento de eficiência irá conseguir poupanças muito maiores do que aquelas que alcançou enquanto esteve na administração Trump.

Musk despede-se do governo dos EUA. Diz que continuará a ser "amigo e conselheiro" de Trump
Musk distancia-se do DOGE para se dedicar às empresas. Estará farto da política (e a política dele)?

Musk recusa responder a pergunta sobre consumo de drogas na campanha eleitoral

Na conferência de imprensa, o multimilionário Elon Musk recusou responder a uma pergunta sobre um artigo The New York Times que o acusa de ter consumido todo o tipo de drogas durante a campanha eleitoral do atual presidente, Donald Trump.

“O New York Times é a mesma publicação que ganhou um prémio Pulitzer por notícias falsas sobre o Russiagate?”, ripostou Musk, numa referência às alegações de interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

Na quarta-feira, Musk confirmou o fim da sua missão, após quatro meses no governo dos EUA, como conselheiro de Donald Trump e o homem que liderou o departamento de eficiência governamental.

“Agora que o meu período previsto enquanto funcionário especial do Governo chega ao fim, gostaria de agradecer ao presidente Donald Trump por me ter dado a oportunidade de reduzir despesas desnecessárias”, escreveu o empresário na sua rede social X.

Musk assegurou que “a missão DOGE irá fortalecer-se no futuro para se tornar um modo de vida dentro do governo”.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt