Morreu a mulher que inspirou a M de 007

Morreu a mulher que inspirou a M de 007

Stella Rimington liderou o MI5 entre 1992 e 1996. Morreu esta segunda-feira aos 90 anos.
Publicado a
Atualizado a

Stella Rimington juntou-se ao MI5 em 1969 e chegou a diretora-geral adjunto dos serviços secretos internos britânicos em 1991, antes de ser promovida a diretora-geral um ano mais tarde. Primeira mulher a ocupar este cargo, Rimington morreu esta segunda-feira, aos 90 anos, anunciou a sua família.

Dame Stella, que dirigiu esta agência dos serviços secretos britânicos entre 1992 e 1996, foi amplamente reconhecida como o modelo para a M de Judi Dench nos filmes de James Bond.

Num comunicado, a família de Rimington anunciou que: “Morreu rodeada da sua querida família e dos seus cães e agarrou-se com determinação à vida que amava até ao seu último suspiro.”

Stella Rimington foi a primeira diretora-geral a ser identificada publicamente quando foi nomeada - e quando um jornal publicou uma fotografia da sua casa, ela e a sua família tiveram de se mudar para um local secreto para sua própria proteção.

Depois de se reformar dos serviços secretos, Dame Stella iniciou uma carreira como romancista.

O atual diretor-geral do MI5, Sir Ken McCallum, prestou-lhe homenagem, afirmando que a sua antecessora, enquanto primeira mulher diretora publicamente identificada de qualquer agência de informações do mundo, “quebrou barreiras de longa data e foi um exemplo visível da importância da diversidade na liderança”.

Morreu a mulher que inspirou a M de 007
Realizador Denis Villeneuve vai dirigir o próximo filme James Bond

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt