Israel Katz, ministro da Defesa israelita.
Israel Katz, ministro da Defesa israelita.EPA/KHALED ELFIQI

Ministro da Defesa de Israel ordena anexação de zonas de Gaza até o Hamas libertar os restantes 59 reféns

“Quanto mais o Hamas mantiver a sua recusa, mais território perderá, que será anexado a Israel”, avisou Israel Katz em comunicado.
Publicado a
Atualizado a

Israel Katz, ministro da Defesa israelita, deu esta sexta-feira ordem ao seu exército para que sejam tomados territórios na Faixa de Gaza de forma a que possam ser anexados até que o Hamas liberte os 59 reféns que ainda estão na sua posse.

“Quanto mais o Hamas mantiver a sua recusa, mais território perderá, que será anexado a Israel”, afirmou num comunicado divulgado pelo ministério da Defesa, acrescentando que os militares têm ordens para retirarem os palestinianos das áreas ocupadas para que possam ser alargadas as zonas de segurança.

O objetivo desta ação, assume o ministério liderado por Katz, é “proteger as comunidades e os soldados israelitas através do controlo permanente do território”.

Israel já tinha ordenado a evacuação dos bairros orientais da cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, da cidade vizinha de Beni Suheila e de Beit Lahia, no norte, onde foi lançada uma operação terrestre. Isto além do corredor de Netzarim, que foi ocupado para separar o norte e o sul da Faixa de Gaza. Foi ainda lançado um apelo à população palestiniana para se retirar para o sul pela estrada costeira de Rashid.

O ministro da Defesa avisou entretanto que Israel “vai intensificar os combates com ataques aéreos, marítimos e terrestres, expandindo as manobras terrestres”, até que “e o Hamas seja derrotado”.

Outra medidas adotadas é “a implementação do plano de transferência voluntária” proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para os residentes do território palestiniano, que terão de sair de Gaza para outros países e, dessa forma, transformar o enclave palestiniano numa zona turística.

Israel Katz, ministro da Defesa israelita.
Ataques israelitas contra a Faixa de Gaza matam mais 43 pessoas. "A situação é catastrófica"
Israel Katz, ministro da Defesa israelita.
Hamas retoma ataques ao terceiro dia da incursão de Israel em Gaza

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt