Mais três carros incendidos à porta de prisão em França
Três veículos pertencentes a funcionários da prisão foram incendiados na madrugada desta quarta-feira à porta da prisão de Tarascon, no sul de França, um dia após ataques coordenados em vários estabelecimentos prisionais do país.
Os incêndios começaram por volta das 5h20 num "estacionamento isolado, exclusivo para funcionários, cercado e com acesso protegido por código digital", disse o procurador de Tarascon, Laurent Gumbau, à AFP.
Segundo este responsável, nenhuma inscrição foi encontrada no local.
Um dos veículos pertencia a um guarda prisional de serviço, outro a uma empresa que opera no centro de detenção e o terceiro, completamente destruído, ainda não tinha sido identificado, segundo o procurador, que especificou que houve pelo menos dois incêndios.
Um outro veículo, pertencente a um guarda prisional de Aix-Luynes, foi também incendiado durante a noite em frente à sua casa, disse à AFP Jessy Zagari, delegada regional da FO Pénitentiaire, o maior sindicato da região de Paca.
Uma série de ataques, por vezes acompanhados de inscrições misteriosas, visaram várias prisões desde domingo, com veículos incendiados e até tiros disparados no portão da prisão de Toulon, também no sul de França.
A Procuradoria Nacional Antiterrorismo iniciou a investigação na terça-feira para tentar identificar os autores destes atos. "É claro que há pessoas a tentar desestabilizar o Estado através da intimidação", reagiu o ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, na quarta-feira.