"Maior pedaço de Marte na Terra" vai ser leiloado esta semana
É descrito como "o maior pedaço de Marte na Terra", tem 25 quilos e vai ser leiloado esta quarta-feira, 16 de julho pela Sotheby's de Nova Iorque.
De acordo com a leiloeira, estima-se que o preço possa variar entre os dois milhões de dólares (1,71 milhões de euros) e os quatro milhões de dólares (3,42 milhões de euros).
O fragmento é cerca de 70% maior do que o segunda pedaço de Marte encontrado na Terra, explica a Sotheby's.
Designado por NWA 16788, o pedaço de Marte pesa 24,67 quilos, e representa aproximadamente 6,5% de todo o material marciano atualmente conhecido.
"Uma descoberta incrivelmente rara – o maior pedaço de Marte na Terra, ejetado da superfície marciana por um enorme impacto de um asteroide, viajou 140 milhões de milhas (cerca de 225 milhões de quilómetros) através do espaço e atravessou a atmosfera da Terra, antes de se despenhar no deserto do Saara”, descreve a leiloeira de Nova Iorque na apresentação do fragmento.
Na descrição da Sotheby's, este fragmento foi "descoberto a 16 de novembro de 2023 por um caçador de meteoritos na remota região de Agadez, no Níger".
"Os pedaços de Marte são incrivelmente raros: dos mais de 77.000 meteoritos oficialmente reconhecidos, apenas 400 são meteoritos" de Marte, refere a leiloeira, dando conta que o NWA 16788 está coberto por "uma crosta de fusão castanho-avermelhada que lhe dá uma tonalidade marciana inconfundível".
Refere-se ainda que a "composição física e química não foi significativamente alterada", pelo que se estima que, provavelmente, o meteorito atingiu a Terra há "relativamente pouco tempo", segundo a Sotheby's.
"O NWA 16788 é um shergottito olivina-microgabroico, formado a partir do arrefecimento lento do magma marciano e caracterizado por uma textura de grão claro composta principalmente por piroxénio, maskelynite e olivina. Apenas 5,4% dos meteoritos marcianos são atualmente classificados como gabroicos ou microgabroicos, o que faz deste um tipo raro de rocha dentro da já extremamente rara categoria de meteoritos marcianos", nota a conhecida casa leiloeira.
Antes de ir esta semana a leilão, este fragmento de Marte esteve em exibição na Agência Espacial Italiana, em Roma, em 2024, e numa galeria privada em Arezzo, Toscana.