Mohammed bin Salman visitou Macron.
Mohammed bin Salman visitou Macron.Foto: YOAN VALAT / EPA

Macron anuncia três novos parques temáticos com investimento saudita de seis mil milhões de euros

Um dos parques temáticos que serão construídos em Cergy-Pontoise, a cerca de 30 quilómetros a noroeste de Paris, será dedicado à série de anime Dragon Ball.
Publicado a
Atualizado a

O presidente francês anunciou esta segunda-feira, 24 de agosto, a construção de três parques temáticos em Cergy-Pontoise, naquele que será um investimento saudita de seis mil milhões de euros.

"Um anúncio extraordinário. Vocês conhecem a minha paixão por manga. Conhecem também a minha determinação em atrair investimento para França que crie emprego e viabilize os projetos mais ambiciosos. Com a Arábia Saudita, fazemos um anúncio sem precedentes", começou por escrever Emmanuel Macron na rede social X.

Em causa estará jamais visto desde a Disneyland Paris, "um novo destino global" que vai criar 22 mil empregos. "Agradeço à Qiddiya e à Arábia Saudita pela confiança no nosso país, no nosso talento e no nosso futuro. Este é o principal objetivo do Choose France: procurar os projetos mais ambiciosos e fazer de França o país onde se tornam realidade. Criar emprego. Fazer brilhar a França. Ainda não acabámos de surpreender o mundo. Muito orgulhoso desta conquista", concluiu o chefe de Estado francês.

A localidade de Cergy-Pontoise fica localizada a cerca de 30 quilómetros a noroeste de Paris. Segundo o Le Parisien, os parques temáticos serão construídos nos terrenos do antigo cinema Mirapolis, e um dos espaços será dedicado à série de anime Dragon Ball.

Os rumores sobre este projeto já circulavam em França há várias semanas. Mas esta segunda-feira, com a visita do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman a França, tornou-se oficial.

Diário de Notícias
www.dn.pt