Kevin Farrell é camerlengo desde 2019.
Kevin Farrell é camerlengo desde 2019.EPA/VATICAN MEDIA

Kevin Farrell. O camerlengo que vai gerir os assuntos do Vaticano até à eleição do novo Papa

O cardeal americano-irlandês, de 77 anos, é o responsável pelo ritual de confirmar a morte do sumo pontífice e coube-lhe anunciar a morte de Francisco.
Publicado a
Atualizado a

Kevin Farrell teve esta segunda-feira o momento mais solene que o seu cargo de camerlengo exige: coube-lhe anunciar ao mundo a morte do Papa. O cardeal americano-irlandês é agora, e até à eleição do sucessor de Francisco, o chefe do Estado em exercício do Vaticano. Neste período de sede vacante, cabe-lhe portanto a gestão dos assuntos correntes, não estando, no entanto, autorizado e tomar decisões que afetem a Igreja Católica durante este tempo. 

Responsável pelo ritual de confirmar a morte do Papa, cabe ao camerlengo também selar a residência papal - no caso de Francisco, grande parte do segundo andar da Casa de Santa Marta. 

Nascido em Dublin, na Irlanda, há 77 anos, Kevin Farrell foi ordenado padre em Roma em 1978 e serviu como capelão na universidade de Monterrey, no México, onde deu seminários de ética social e bioética. Mas foi nos Estados Unidos, onde viveu durante três décadas, que foi subindo na hierarquia da Igreja. Bispo auxiliar de Washington, bispo de Dallas, em 2016 foi feito cardeal pelo papa Francisco, que o nomeara prefeito para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em Roma. 

Camerlengo desde 2019, Farrell tem agora de cuidar e administrar os bens e direitos temporais da Santa Sé, com a ajuda de três Cardeais Assistentes, que se renovam a cada três dias. Durante a sede vacante, qualquer decisão sobre um assunto mais relevante deve passar pela assembleia dos cardeais. O camerlengo também é responsável por convocar as congregações, como são chamadas as reuniões que antecedem o Conclave.

A organização do Conclave, essa, não é responsabilidade do camerlengo, mas sim do cardeal decano, que preside o colégio de cardeais. O atual decano é Giovanni Battista Re, de 91 anos.

Kevin Farrell é camerlengo desde 2019.
Do camerlengo ao 'Habemus papam'. Tudo sobre a escolha de um novo Papa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt