Já sem prognóstico reservado, Papa Francisco "teve uma noite tranquila"
"O Papa Francisco teve uma noite tranquila e acordou por volta das 08h00 desta manhã", informou a Santa Sé numa curta nota divulgada esta terça-feira.
Internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, o líder da Igreja Católica, de 88 anos, tem registado melhorias no seu estado de saúde e já não tem prognóstico reservado, conforme anunciou o Vaticano no boletim médico de segunda-feira.
"As melhorias registadas nos últimos dias consolidaram-se ainda mais, como confirmam os exames de sangue, a objetividade clínica e a boa resposta à terapia medicamentosa", lê-se na nota. Os médicos decidiram, por isso, "retirar o prognóstico reservado".
Ainda assim. "tendo em conta a complexidade do quadro clínico e o importante quadro infeccioso apresentado na admissão, será necessário continuar a tratamento médico farmacológico em ambiente hospitalar por mais alguns dias", indicou o Vaticano. Recorde-se que foi diagnosticada uma pneumonia bilateral ao Papa Francisco.
Na noite de segunda-feira, uma fonte do Vaticano saudou estes "sinais positivos na evolução da doença", sublinhando, no entanto, que devem ser encarados com "prudência e circunspeção", porque a pneumonia "ainda não está debelada (...) embora não haja perigo iminente".
A hospitalização de Francisco, desde dia 14 de fevereiro, a mais longa de seu pontificado, ocorre num momento em que o pontífice já estava fragilizado por uma série de problemas nos últimos anos: sobrepeso, dores nos joelhos, operações ao cólon e abdómen, além de repetidas infcções respiratórias.
Com Lusa