Joe Biden indulta o filho Hunter. "Espero que os americanos compreendam"
FOTO: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

Joe Biden indulta o filho Hunter. "Espero que os americanos compreendam"

O presidente dos EUA justificou decisão por considerar que as três condenações em causa, relacionadas com posse de armas e ocultação de consumo de drogas às autoridades, tiveram motivações políticas.
Publicado a
Atualizado a

"Foi visado por ser meu filho". Foi desta forma que o presidente dos EUA, Joe Biden, justificou a decisão de indultar, no domingo, o filho Hunter de três condenações relacionadas com posse de armas e ocultação de consumo de drogas às autoridades. 

Para Joe Biden, as condenações tiveram motivações políticas. "Nenhuma pessoa razoável que olhe para os factos nos casos de Hunter [Biden] pode tirar outra conclusão além de que foi visado por ser meu filho", referiu o presidente dos EUA em comunicado divulgado pela Casa Branca.

"Espero que os americanos compreendam porque é que um pai e um presidente tomou esta decisão", declarou Biden.

O presidente dos EUA referiu que tomou a decisão no fim de semana, alegando que os "opositores políticos no Congresso" "instigaram as acusações" de uma forma "seletiva e injusta" com o objetivo de atacar e sabotar a sua recandidatura presidencial.

"Hoje [domingo], assinei um perdão para o meu filho Hunter. Desde o dia em que tomei posse, disse que não iria interferir na tomada de decisões do Departamento de Justiça e mantive a minha palavra, mesmo quando vi o meu filho ser selectiva e injustamente processado", afirmou Biden no comunicado. "É evidente que Hunter foi tratado de forma diferente", acrescentou. 

Hunter Biden prometeu não "tomar como certa a clemência" que foi concedida pelo pai.

“Durante o período de recuperação, podemos ter a oportunidade de reparar os erros, sempre que possível, e reconstruir as nossas vidas, se nunca tomarmos por garantida a misericórdia que nos foi concedida”, afirmou o filho do presidente dos EUA. 

Na reação ao perdão concedido pelo pai, Hunter Biden disse que tinha admitido "a responsabilidade" pelos erros que cometeu "durante os dias mais sombrios" do vício com drogas e álcool. "Erros que foram explorados para me humilhar e envergonhar publicamente a minha família", considerou.

"Dedicarei a vida que reconstruí para ajudar aqueles que ainda estão doentes e a sofrer", acrescentou Hunter. 

Trump fala em "abuso da lei" e "erro judicial"

O presidente eleito Donald Trump reagiu ao indulto de Joe Biden ao considerar que se tratou de um "abuso da lei" e de um "erro judicial".  

Numa mensagem publicada na rede social Truth Social questionou o presidente dos EUA se o indulto incluiria os presos acusados de invasão ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021. 

De acordo com a CNN International, com o indulto concedido pelo pai, Hunter não será alvo de uma sentença pelos crimes pelos quais é acusado, eliminando qualquer hipótese de cumprir pena de prisão pelos mesmos.

Considera a estação de televisão que, provavelmente, as audiências de sentença, agendadas para 12 dezembro, no caso da posse de armas, e de 16 de dezembro, no que se refere a acusações de evasões fiscais, vão ser canceladas. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt