Jeff Bezos casa-se na próxima semana, em Veneza, mas nem o dia exato se sabe qual é
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, está de casamento marcado com a ex-jornalista Lauren Sánchez. Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), a celebração decorrerá durante "vários dias" com um custo que "chegará a milhões de euros". A especulação tem sido muita e nem o dia exato é conhecido, apenas que será na próxima semana. Há quem aponte as datas de 24 a 26 de junho, outros de 26 a 28. O autarca de Veneza, Luigi Brugnaro, confirmou ao jornal italiano Corriere del Veneto, do grupo Corriere della Sera, que o evento decorrerá na cidade e "terá repercussões económicas milionárias para o nosso território".
A questão é que, segundo o The Wall Street Journal, o casamento decorrerá numa ilha de Veneza - a cidade é a capital da região de Veneto, e é formada por mais de 100 pequenas ilhas, dividas por canais e ligadas por pontes -, mas não se sabe qual. Já um porta-voz do autarca referiu, à CNN, que a cerimónia acontecerá no super-iate de Jeff Bezo, o Koru, um veleiro de 417 pés que é o segundo maior do género no mundo. Já a BBC ouviu o 'No Space for Bezos', um grupo local que protesta contra o evento, e que diz que o casamento vai acontecer na histórica Igreja da Abadia da Misericórdia.
Federica Toninelli, ativista veneziana do movimento, disse à Reuters que o casamento é um "símbolo da exploração da cidade por forasteiros" e, segundo a Variety, os manifestantes ameaçam bloquear o acesso aos canais e às ruas da cidade, em protesto. Além disso, desfraldou faixas, na Ponte de Rialto, a mais famosa de Veneza, sobre o Grande Canal, e no campanário da Basílica de San Giorgio Maggiore, onde se pode ler 'No Space for Bezos', ou seja, não há espaço para Bezos, numa referência à empresarial espacial do multimilionário, a Blue Origin. Por toda a cidade foram colados cartazes similares.
Ainda segundo o WSJ, quem está a organizar a cerimónia é o grupo londrino Lanza & Baucina, que tratou do casamento de George e Amal Clooney, em Veneza, precisamente, em 2014. O grupo terá recebido instruções de Bezos no sentido da "minimização de qualquer perturbação da cidade, respeito pelos seus moradores e instituições e a contratação maioritária de moradores locais na organização dos eventos".
Recorde-se que, segundo a Forbes, Jeff Bezos é o quarto homem mais rico do mundo, com um património total líquido de 225 mil milhões de dólares, cerca de 200 mil milhões de euros.