10 minutos inesquecíveis. Katy Perry, amiga de Oprah e noiva de Bezos já voltaram do espaço (veja os vídeos)
Durou 10 minutos e correu tudo sem incidentes. A cantora Katy Perry e as jornalistas Gayle King (amiga de Oprah Winfrey) e Lauren Sanchez (noiva de Jeff Bezos) integraram esta segunda-feira a primeira tripulação 100% feminina que viajou para o espaço a bordo do foguetão da Blue Origin.
Assim que saiu da cápsula, a cantora Katy Perry apontou para o céu e depois beijou o chão do deserto do Texas. Antes, na curta viagem, cantou a música 'What a Wonderful World'.
"Sinto-me super conectada com o amor. Esta experiência mostrou-me quanto amor há dentro de nós. Esta experiência só perde para a experiência de ser mãe. Esta jornada não é apenas sobre ir ao espaço. O treino, a equipa... Sinto que posso recomendar esta experiência, porque estás a perceber quanto amor há dentro de nós. É um dez em dez", contou Katy Perry.
"Estou orgulhosa desta tripulação", declarou Sánchez, noiva de Jeff Bezos. "Olhei pela janela e consegui ver a Lua cheia. Não dá para descrever. A Terra estava quieta, mas muito viva. Foi uma sensação de alegria, de camaradagem e gratidão. Espero que mais pessoas possam desfrutar disto", acrescentou.
"Não acredito no que vi. É estranhamente silencioso e pacífico [lá em cima] e mostrou-me como temos de ser melhores e bondosos uns com os outros. Isto é algo muito fora da minha zona de conforto mas, para pessoas que tenham medo, neste momento sinto que podia lidar com qualquer coisa", expresou por sua vez Gayle King.
O voo partiu às 14h30 e dez minutos depois já estavam de volta numa cápsula injetável, depois de terem ultrapassado a linha Kármán – que fica 100 quilómetros acima da superfície terrestre e é reconhecida como a fronteira do espaço exterior.
Este foi o 31.º voo do foguetão reutilizável New Shepard da Blue Origin, o 11.º tripulado. E pela primeira a equipa era totalmente feminina, algo que nunca aconteceu em mais de 60 anos de história espacial. A cosmonauta soviética Valentina Tereshkova foi a primeira mulher no espaço, tendo passado três dias sozinha em órbita em junho de 1963.