Japão emitiu alerta de míssil balístico da Coreia do Norte. Aviso já foi levantado
O Japão emitiu um alerta esta segunda-feira, depois do lançamento de um míssil a partir da Coreia do Norte. Entretanto, o governo nipónico já levantou o aviso de emergência na zona de Okinawa.
Segundo a notícia avançada pela agência de informação japonesa, Kyodo News, a Coreia do Norte notificou o Japão sobre um plano para lançar um foguete com satélite antes de 4 de junho, colocando a região em alerta máximo.
O governo japonês acredita que se trata de um míssil balístico e ordenou a evacuação, mas o míssil não deverá voar em direção ao território. Entretanto, o governo nipónico já levantou o aviso de emergência na zona de Okinawa.
Entretanto, o Exército sul-coreano anunciou que a Coreia do Norte disparou esta segunda-feira um "projétil não-identificado", algumas horas depois de Pyongyang ter informado o Japão de que estava a preparar o lançamento de um novo satélite espião.
"A Coreia do Norte disparou um projétil não-identificado para sul", sobre o mar Amarelo, indicou o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul, depois de Seul, Pequim e Tóquio terem concluído a sua primeira cimeira trilateral desde 2019.
Segundo Seul, "muitos fragmentos de projétil" foram encontrados no mar, após o disparo de Pyongyang.