O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Rafael Mariano Grossi.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Rafael Mariano Grossi.DEAN CALMA / AIEA

Irão pode voltar a enriquecer urânio dentro de meses

Diretor da AIEA diz que Teerão é muito “sofisticado em termos de tecnologia nuclear”.
Publicado a
Atualizado a

O Irão pode voltar a enriquecer urânio numa “questão de meses”, afirmou o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), numa entrevista à norte-americana CBS News e transmitida este domingo, 29 de junho. Rafael Mariano Grossi explicou ainda que os danos causados pelos ataques dos Estados Unidos e de Israel às instalações nucleares iranianas foram “graves”, mas não “totais” e que Teerão tem capacidade para reconstruir estas infraestruturas.

“Eles podem ter, numa questão de meses, algumas cascatas de centrifugadoras a produzir urânio enriquecido, ou menos do que isso. Mas, falando francamente, não se pode afirmar que tudo desapareceu e que não há mais nada lá”, referiu o argentino.

O líder da AIEA esclareceu ainda que os danos causados nas instalações em Fordo, Natanz e Isfahan prejudicaram significativamente a capacidade de Teerão, mas sublinhou que “o Irão é um país muito sofisticado em termos de tecnologia nuclear (...). Não se pode desfazer o conhecimento que se tem ou as capacidades que se tem.”

Grossi também foi questionado na entrevista à CBS sobre relatos de que o Irão estaria a transferir urânio altamente enriquecido antes dos ataques dos EUA, dizendo não ser claro onde está esse material. “Algum pode ter sido destruído no ataque, mas algum pode ter sido movido”, disse.

Nesse sentido, Grossi enfatizou a necessidade de se “voltar à mesa” das negociações com o Irão para encontrar uma solução “duradoura” e “diplomática” para a questão do seu programa nuclear. “Em algum momento, a AIEA terá de regressar. Embora a nossa função não seja avaliar os danos, mas restabelecer o conhecimento das atividades que lá ocorrem e o acesso ao material, o que é muito, muito importante”, referiu este responsável.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Rafael Mariano Grossi.
Agência internacional diz que Irão está "perto de ter uma bomba atómica"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt