Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica
Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional da Energia AtómicaDR

Agência internacional diz que Irão está "perto de ter uma bomba atómica"

Diretor-geral da AIEA deverá chegar esta quarta-feira ao Irão para discutir formas de melhorar o acesso dos seus inspetores ao programa daquele país.
Publicado a
Atualizado a

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) alertou, em entrevista publicada esta quarta-feira ao Le Monde, que o Irão está perto de ter uma bomba atómica.

"É como um puzzle: eles têm as peças e um dia podem juntá-las. Ainda há um longo caminho a percorrer antes de lá chegarem. Mas não estão longe, temos de admitir", afirmou Rafael Mariano Grossi horas antes de uma visita a Teerão.

"Não basta dizer à comunidade internacional 'não temos armas nucleares' para que acreditemos. Precisamos de ser capazes de verificar", acrescentou.

Grossi deverá chegar esta quarta-feira ao Irão para discutir formas de melhorar o acesso dos seus inspetores ao programa daquele país.

A AIEA tem desempenhado um papel fundamental na verificação da conformidade do Irão relativamente ao acordo nuclear de 2015, assinado com cinco potências mundiais, mesmo depois de Donald Trump ter retirado unilateralmente os Estados Unidos do acordo em 2018.

Desde então que o Irão tem enriquecido urânio muito para além dos limites permitidos pelo antigo acordo, contando agora com 274 quilos de urânio enriquecido com 60% de pureza, próximo dos 90% de grau militar, de acordo com a AIEA.

"A continuação do compromisso e da cooperação com a agência é essencial numa altura em que são urgentemente necessárias soluções diplomáticas", escreveu Grossi na rede social X.

Trump tem insistido em negociação com o Irão sobre o seu programa nuclear desde que voltou à Casa Branca, ameaçando lançar uma ação militar se não for alcançado um acordo. Apesar da ameaça, o chefe da diplomacia do Irão afirmou esta quarta-feira que a questão do enriquecimento de urânio "é inegociável".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt