Intervision: Rússia relança festival musical como alternativa ao Eurovisão
MAXIM SHIPENKOV/EPA

Intervision: Rússia relança festival musical como alternativa ao Eurovisão

Três anos depois de ser afastada do concurso europeu, Moscovo relança o Intervision, com 23 países em competição, neste sábado (20).
Publicado a
Atualizado a

A Rússia recuperou um projeto da era soviética para tentar voltar a marcar presença no cenário musical internacional. Neste sábado, 20 de setembro, o país relança o Intervision, festival criado durante a Guerra Fria como rival do Eurovisão, do qual foi expulsa em 2022 após o início da guerra com a Ucrânia.

A nova edição reúne 23 países, entre eles membros do BRICS, como Brasil, Índia, China e vários aliados de Moscovo, como Cuba, Venezuela, Bielorrússia, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. Curiosamente, os Estados Unidos também estão representados.

A participação norte-americana fica a cargo da cantora Vassy, australiana radicada em Los Angeles, que substituiu à última hora Brandon Howard, retirado por motivos familiares.

Já a Rússia será representada por Shaman (Yaroslav Dronov), cantor conhecido pelas atuações patrióticas que se tornaram presença regular nos canais estatais.

O vencedor do Intervision receberá um prémio de 30 milhões de rublos (cerca de 300 mil euros).

Diferente do Eurivisão, em que o público participa na votação, no Intervision o resultado será definido apenas por um júri com representantes de todos os países concorrentes. As canções podem ser interpretadas em qualquer idioma.

O Kremlin apresenta o festival como um palco dedicado a “valores tradicionais e familiares”, em contraste com a diversidade associada ao festival da Eurovisão. O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse que o concurso oferece “uma abordagem alternativa para preservar tradições e culturas nacionais”.

Já a Ucrânia classificou o evento como “um instrumento de propaganda hostil”, acusando Moscovo de usar a música como vitrine política em plena guerra.

O plano do governo russo é transformar o Intervision num evento anual. A edição de 2025 pode ser acompanhada a partir das 18h25 deste sábado através deste link.

Intervision: Rússia relança festival musical como alternativa ao Eurovisão
Espanha não irá ao Festival Eurovisão da Canção em 2026 caso Israel participe
Intervision: Rússia relança festival musical como alternativa ao Eurovisão
Há novidades no Festival da Canção. Já pode votar para escolher um concorrente

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt