Incêndio na torre da famosa catedral gótica de Rouen está controlado (com vídeos)

Incêndio na torre da famosa catedral gótica de Rouen está controlado (com vídeos)

A catedral gótica de Rouen foi evacuada e foi criado um perímetro de segurança. A origem do fogo ainda não é clara, mas segundo o arcebispo Lebrun terá sido causado por uma faísca saída do material de soldadura.
Publicado a
Atualizado a

Um incêndio deflagrou esta quinta-feira no pináculo da catedral da cidade de Rouen, na região francesa da Normandia, informou o autarca, que partilhou uma foto de uma coluna de fumo a sair do edifício gótico.

O incêndio foi dado como controlado por volta das 15.30 horas, sendo que a origem do incêndio é ainda desconhecida, tendo já sido afastada a hipótese de ter tido origem criminosa. 

A torre com mais de 120 metros de altura que estava a sofrer obras de renovação foi a mais afetada, sendo que o presidente da câmara de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, afirmou numa mensagem na rede social X que  "todos os recursos públicos" foram mobilizados para combater o fogo.

De acordo com o arcebispo de Rouen, monsenhor Lebrun, o fogo terá tido origem numa faísca proveniente do material de soldadura, que começou por queimar plásticos que estavam no local.

O serviço local de bombeiros SDIS76 indicou que foram mobilizados 70  bombeiros, apoiados por 33 viaturas, estavam a combater as chamas.

"O fogo deflagrou na ponta do pináculo, que não é de madeira, mas sim de metal", declarou à AFP a autarquia de Seine-Maritime. O monumento, localizado na Normandia, está "atualmente a ser restaurado", acrescentou.

Não ficou imediatamente claro se a estrutura de madeira do pináculo estava em chamas.

Recorde-se que o incêndio na estrutura de madeira do telhado esteve na origem dos enormes danos causados em 2019 à mundialmente famosa catedral de Notre Dame em Paris, onde as reparações só agora estão quase concluídas.

A catedral de Rouen foi evacuada e foi criado um perímetro de segurança, informou a autarquia.

As pessoas devem "manter-se afastadas para dar espaço ao trabalho das equipas de emergência", acrescentou.

A catedral de Rouen começou a ser construída no século XII, segundo indica o site do monumento, tendo os trabalhos durado vários séculos até atingir a sua forma atual.

O pináculo tem 151 metros de comprimento e data do século XIX, quando foi reconstruída em ferro fundido após a original, de madeira, ter sido destruída num incêndio provocado por um raio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt