Hamas exibe e entrega corpos de quatro reféns. Situação irrita Netanyahu: “Estamos todos loucos de raiva"
FOTO: EPA/HAITHAM IMAD

Hamas exibe e entrega corpos de quatro reféns. Situação irrita Netanyahu: “Estamos todos loucos de raiva"

Os corpos da família Bibas, Shiri e os filhos Kfir e Ariel, e de Oded Lifschitz foram entregues à Cruz Vermelha, em Gaza. “Curvo a minha cabeça e peço perdão", declarou o presidente de Israel.
Publicado a
Atualizado a

O Hamas entregou esta quinta-feira os corpos de quatro reféns israelitas, ao abrigo do acordo de cessar-fogo, em vigor desde 19 de janeiro, depois de os caixões terem sido expostos em Khan Younis, na Faixa de Gaza, numa cerimónia transmitida em direto pelo canal de televisão Al Jazeera.

Os militantes do grupo islamita palestiniano Hamas fizeram-se acompanhar de combatentes da Jihad Islâmica e das Brigadas Mujahideen.

Antes da entrega dos restos mortais, o Hamas exibiu num palco os quatro caixões. Cada um dos caixões exibia uma fotografia do refém. Numa faixa, lia-se a mensagem: "O criminoso de guerra [Benjamin] Netanyahu e o seu exército nazi mataram-nos com mísseis de aviões sionistas".

Os corpos da família Bibas, de origem peruana e argentina, Shiri e os filhos Ariel e Kfir - que tinham quatro anos e 10 meses quando foram raptados no ataque de 7 de outubro - foram entregues à Cruz Vermelha.

O movimento islamita palestiniano alega que os três morreram num bombardeamento israelita quando estavam em cativeiro, o que Israel não confirmou.

O pai das crianças da família Bibas, Yarden, foi libertado no passado dia 1 de fevereiro, durante uma troca por prisioneiros palestinianos, após 16 meses de cativeiro.

O corpo de quarto refém é do ativista Oded Lifschitz, de 84 anos, também foi entregue à Cruz Vermelha.

Lifshitz era um ativista pela paz que transportava residentes de Gaza que sofriam de cancro para hospitais israelitas, tendo sido raptado juntamente com a mulher durante o ataque de 7 de outubro - tal como a família Bibas de origem peruana e argentina - do 'kibutz' (comunidade) Nir Oz, muito próximo da fronteira com o enclave palestiniano.

A mulher de Lifshitz, Yocheved, foi libertada durante a primeira trégua na guerra, em novembro de 2023, quando 105 reféns (incluindo todos os menores vivos) foram libertados em troca de 240 prisioneiros e detidos palestinianos.

O exército israelita fez saber que recebeu os restos mortais dos quatro reféns.

Netanyahu: “Estamos todos loucos de raiva contra os monstros do Hamas”

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu assumiu entretanto que não gostou nada de ver os caixões dos reféns a serem exibidos em Khan Younis, na Faixa de Gaza.

“Estamos todos loucos de raiva contra os monstros do Hamas”, disse numa mensagem vídeo, voltando a garantir que ira "trazer de volta todos os reféns, destruir os assassinos, eliminar o Hamas". "Juntos e com a ajuda de Deus vamos garantir o nosso futuro", sublinhou.

Presidente israelita pede "perdão"

O presidente israelita, Isaac Herzog, afirmou que “os corações de uma nação inteira estão em farrapos” e pediu perdão numa mensagem partilhada nas redes sociais.

“Em nome do Estado de Israel, curvo a minha cabeça e peço perdão. Perdão por não vos ter protegido naquele dia terrível. Perdão por não vos ter trazido para casa em segurança”, lê-se na publicação.

"Agonia. Dor. Não há palavras", escreveu na rede social X. “Que a sua memória seja uma bênção”, declarou Herzog.

O processo de identificação dos corpos irá ocorrer ainda hoje no instituto forense de Abu Kabir, disse o ministro da Saúde, Uriel Busso, de acordo com o jornal Times of Israel.

O governante afirmou que este processo, que pode demorar até dois dias, não visa apenas identificar os reféns, mas também estabelecer a causa da morte, caso seja possível.

Para sábado, está prevista a libertação dos últimos seis reféns israelitas vivos contemplados na primeira fase da trégua em Gaza.

Com Lusa

Hamas exibe e entrega corpos de quatro reféns. Situação irrita Netanyahu: “Estamos todos loucos de raiva"
Israel muda equipa que negoceia com o Hamas no meio de ataques internos
Hamas exibe e entrega corpos de quatro reféns. Situação irrita Netanyahu: “Estamos todos loucos de raiva"
Hamas diz-se pronto para libertar todos os reféns numa única troca numa segunda fase

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt