Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública
EPA/MOHAMMED SABER

Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública

Israel libertará em simultâneo os mais de 600 prisioneiros palestinianos, cuja libertação suspendeu em protesto contra as ações de propaganda do grupo terrorista.
Publicado a
Atualizado a

O Hamas anunciou que vai entregar na noite desta quarta-feira os corpos de quatro reféns israelitas. Ao mesmo tempo, Israel vai libertar os mais de 600 prisioneiros palestinianos cuja libertação tinha sido suspensa no fim de semana, em protesto pelas cerimónias de propaganda realizadas pelo grupo terrorista.

“A entrega será feita sem a presença de público para evitar que os ocupantes [Israel] encontrem qualquer pretexto para atrasos ou obstruções", indicou um responsável do Hamas , sob anonimato, à AFP.

Inicialmente a entrega dos corpos estava prevista apenas para quinta-feira, mas foi adiantada. Fontes do The Times of Israel indicam que o Hamas entregará os corpos ao Egito, que depois os passará a Israel.

Hamas deverá entregar os corpos de Tsahi Idan (com ligações a Portugal), Ohad Yahalomi, Itzik Elgarat e Shlomo Mantzur.

Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública
Três reféns com ligação a Portugal vão ser libertados na primeira fase do acordo sobre Gaza

O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou o acordo com mediadores sobre a a entrega dos corpos de quatro reféns e a libertação dos prisioneiros.

As conversações para uma segunda fase do acordo estão no bom caminho, indicaram os EUA, segundo avança ainda a agência de notícias.

Steve Witkoff, enviado dos EUA ao Médio Oriente, disse que uma delegação de Israel estava a caminho de conversações sobre a próxima fase do acordo de cessar-fogo.

“Estamos a fazer muitos progressos. Israel está a enviar uma equipa neste preciso momento”, disse o enviado de Donald Trump, citado pela AFP.

Witkoff disse que as negociações poderão ter lugar em "Doha ou no Cairo".

Hamas diz que libertação de prisioneiros e entrega dos corpos dos reféns será feita "em simultâneo"

Anteriormente, o Hamas já tinha anunciado esta quarta-feira um acordo para que Israel liberte centenas de prisioneiros palestinianos que deveriam ter libertados no sábado. A libertação será feita "em simultâneo" com a próxima entrega de corpos de reféns israelitas, indicou o grupo palestiniano.

O Hamas anunciou o acordo num comunicado publicado nos seus canais, precisando que uma delegação do movimento, liderada por Khalil al Hayya, reuniu-se no Cairo com responsáveis egípcios com quem discutiu "a implementação do cessar-fogo, a troca de prisioneiros e as perspetivas para a segunda fase das negociações" com Israel.

O Hamas refere que foi alcançado um acordo para "resolver a questão do adiamento da libertação de prisioneiros palestinianos que deveriam ter sido libertados na última etapa".

Deveriam ter sido libertados das prisões israelitas no passado sábado 620 detidos palestinianos, depois de o Hamas ter libertado de Gaza seis reféns israelitas e entregue os corpos de mais quatro.

Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública
Netanyahu adia 'sine die' libertação de prisioneiros "à luz das repetidas violações do Hamas"

De acordo com o comunicado, os prisioneiros palestinianos serão "libertados em simultâneo com os corpos dos prisioneiros israelitas que foram acordados para serem entregues durante a primeira etapa" da trégua, que termina no próximo fim de semana e antes do final da qual o Hamas deverá ainda entregar mais quatro corpos.

"A delegação da liderança do movimento enfatizou a sua posição clara sobre a necessidade de um compromisso total e preciso com todas as suas disposições e etapas", disse o Hamas sobre as negociações.

A próxima entrega pelo Hamas de corpos de reféns israelitas estava inicialmente prevista para esta quinta-feira.

Após a libertação dos seis reféns israelitas e a entrega dos quatro corpos, Israel deveria libertar 620 prisioneiros e detidos palestinianos no sábado, 445 dos quais foram detidos em Gaza após o ataque do Hamas a Israel, a 7 de outubro de 2023.

Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública
Hamas exibe e entrega corpos de quatro reféns. Situação irrita Netanyahu: “Estamos todos loucos de raiva"

No entanto, na manhã de domingo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que a libertação dos prisioneiros palestinianos seria adiada até que estivesse garantida "a libertação dos próximos reféns, e sem cerimónias degradantes".

Israel criticou o Hamas por obrigar os israelitas, após 16 meses de cativeiro, a subirem a um palanque, onde geralmente cumprimentam o público de Gaza e são obrigados a fazer um discurso.

A entrega dos quatro corpos na passada quinta-feira, incluindo os filhos da família Bibas, foi também transmitida em direto e os seus caixões foram colocados numa plataforma.

O corpo de Shiri Bibas, a sua mãe, de origem argentina, foi devolvido um dia depois, uma vez que o Hamas tinha inicialmente entregado o corpo de uma mulher de Gaza.

As negociações da segunda fase do acordo de cessar-fogo entre os mediadores --- Qatar, Egito e Estados Unidos --- com o Hamas e Israel têm vindo a arrastar-se.

No próximo sábado, 01 de março, segundo o texto do acordo de tréguas, a primeira fase estará concluída após a última troca de reféns por prisioneiros palestinianos.

Um alto funcionário do Hamas disse hoje à agência Associated Press (AP) que o grupo militante tinha "cumprido integralmente todas as disposições dos acordos" e que o atraso poderia causar o colapso do cessar-fogo.

O Presidente israelita Isaac Herzog sublinhou hoje a importância de serem devolvidos os restantes 63 reféns, entre os quais se contam cerca de 30 mortos.

"Não vou descansar nem ficar em silêncio até que todos estejam em casa", prometeu Herzog.

Com Lusa

Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública
Viúva de refém: “Lutámos pela paz e fomos atacados por quem ajudámos”
Hamas vai entregar esta quarta-feira quatro corpos de reféns sem cerimónia pública
Hamas acusa Israel de "tentativa deliberada de romper o acordo"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt