António Guterres, secretário-geral da ONU.
António Guterres, secretário-geral da ONU.Foto: Charly TRIBALLEAU / AFP

Guterres apela ao diálogo entre Israel e Líbano. Macron disponível para acolher negociações em Paris

"Não há solução militar, apenas diplomacia", disse secretário-geral da ONU. A França está pronta para facilitar conversações, acolhendo-as em Paris, escreveu o presidente francês na rede X.
Publicado a
Atualizado a

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, considera que não há uma solução militar para o conflito entre o Hezbolla e Israel e apelou, em Beirute, ao diálogo entre as duas partes.

“A minha mensagem às partes beligerantes é clara: parem os confrontos, parem os bombardeamentos, não há solução militar. Apenas diplomacia, diálogo e a aplicação integral da Carta das Nações Unidas e das resoluções do Conselho de Segurança”, afirmou, numa conferência de imprensa em Beirute, citada pela agência Efe.

António Guterres recordou que existem diversas vias diplomáticas à disposição das partes, entre as quais a coordenadora especial da ONU para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert.

Já o presidente de França publicou na rede X que falou com as autoridades libanesas e considera que tudo deve ser feito para evitar que o país mergulhe no caos. Emmanuel Macron acrescentou que o Hezbollah deve parar imediatamente a sua “escalada imprudente”, enquanto Israel deve abandonar qualquer ofensiva em grande escala e pôr fim aos seus ataques aéreos massivos.

Macron diz que os líderes libaneses manifestaram disponibilidade para manter conversações diretas com Israel, e que o país de Benjamin Netanyahu deve aproveitar a oportunidade para iniciar negociações que permitam alcançar um cessar-fogo.

"A França está pronta para facilitar essas discussões, acolhendo-as em Paris", escreve o presidente francês na rede X.

Segundo a AP, o presidente do Líbano, Joseph Aoun, mostrou-se disponível, na sexta-feira, para negociar com Israel, mas não obteve resposta.

António Guterres, secretário-geral da ONU.
Guerra com Irão entra em fase decisiva e vai durar o tempo "necessário", diz Israel
António Guterres, secretário-geral da ONU.
Israel pede medidas aos Países Baixos contra antissemitismo após explosão junto a escola judaica em Amesterdão

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt