Guia turística morre devido ao calor extremo quando fazia visita ao Coliseu de Roma
DR

Guia turística morre devido ao calor extremo quando fazia visita ao Coliseu de Roma

Giovanna Maria Giammarino, de 56 anos, sofreu um ataque cardíaco devido ao intenso calor. Guias italianos defendem a mudança de horários das visitas àquele complexo romano icónico.
Publicado a
Atualizado a

Uma guia turística italiana desmaiou e acabou por morrer de ataque cardíaco quando fazia uma visita ao Coliseu de Roma, na capital italiana. Giovanna Maria Giammarino, de 56 anos, foi vítima do intenso calor que se fazia sentir na terça-feira, dia em que ocorreu o incidente, que os turistas do seu grupo e os profissionais de emergência médica nada puderam fazer.

Esta morte surge algumas semanas depois de a Federação Mundial de Associações de Guias Turísticos ter alertado para o facto de "o calor extremo é uma nova realidade que exige atenção, adaptação e solidariedade" na profissão.

A Associação de Guias Turísticos Certificados da Itália  (AGTA) lembrou que os guias são sujeitos a um impacto físico bastante grande e pediu às autoridades que alargassem o horário de funcionamento do Coliseu para que as visitas pudessem ser feitas ao início da manhã, quando está mais fresco, ou ao final da tarde.

Uma ideia que, para já, não foi aceite, uma vez que o Coliseu mantém-se aberto ao público das 8h30 às 19h15 entre o final de março e o final de setembro.

“O horário de funcionamento do Parque Arqueológico do Coliseu [que inclui o Coliseu, o Fórum e o Monte Palatino] tem mudar durante o verão”, disse a AGTA em comunicado, acrescentando que "é inútil falar de emergência de calor todos os anos, como se fosse algo novo", uma vez que, sublinham, "as mudanças climáticas são um facto e, há alguns anos, trabalhar no Fórum Romano das 10h00 às 16h30 tem sido insuportável".

Nesse sentido, a AGTA considera que desde o início de junho até “pelo menos ao final de agosto”, o horário de funcionamento da área do Coliseu deverá ser das 7h00 às 20h15.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt