Incêndios em Los Angeles. Pelo menos dois mortos e cerca de 100 mil pessoas obrigadas a abandonar casas (com vídeos)
EPA/ALLISON DINNER

Incêndios em Los Angeles. Pelo menos dois mortos e cerca de 100 mil pessoas obrigadas a abandonar casas (com vídeos)

Com rajadas de vento entre os 126 e os 160 quilómetros por hora. Os atores Eugene Levy, James Woods e Steve Guttenberg e os treinadores da NBA Steve Kerr e JJ Redick. Já foram evacuadas 52 414 residências.
Publicado a
Atualizado a

Um incêndio florestal em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, tem crescido exponencialmente de tamanho em poucas horas, de 8 para 4881 hectares, anunciaram as autoridades dos Estados Unidos.

Este crescimento deve-se sobretudo às fortes rajadas de vento, entre os 126 e os 160 quilómetros por hora, em conjunto com condições atmosféricas de baixa humidade.

De acordo com o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, há pelo menos dois mortos a registar e vários feridos.

Vários edifícios foram destruídos e geraram-se grandes engarrafamentos na sequência da ordem de evacuação emitida pelas autoridades que obrigou perto de 100 mil pessoas a saírem de toda a zona de Pacific Palisades, entre as cidades costeiras de Santa Monica e Malibu, onde vivem muitas celebridades. Mesmo quem não está abrangido por esta ordem, deve preparar-se para a possibilidade de evacuação.

Até ao início da manhã desta quarta-feira tinham sido evacuadas 52 414 residências, sendo que o fogo ameaçava mais de 20 mil edifícios, de acordo com as autoridades locais.

Muitas pessoas foram obrigadas a abandonar os carros na estrada devido à aproximação das chamas.

Segundo a CNN, os atores Eugene Levy, Steve Guttenberg e James Woods, bem como os treinadores de basquetebol da NBA Steve Kerr e JJ Redick estão entre estas celebridades que têm as suas casas em perigo. Este último escreveu no X que conseguiu fugir.

De acordo com a Reuters, um bombeiro disse à estação KTLA que várias pessoas ficaram feridas, algumas com queimaduras na cara e nas mãos. Esta mesma fonte afirmou ainda que uma bombeira sofreu um traumatismo craniano.

As autoridades, sem esperança de conseguir conter as chamas, estão, de acordo com a CNN, empenhadas em salvar vidas.

As imagens mostram um fumo espesso a subir perto de casas e outros edifícios, sendo que o fogo atingiu mesmo pelo menos uma habitação.

Os moradores foram obrigados a deixar os carros para trás para escapar às chamas que se aproximavam.

Milhões de pessoas na Califórnia têm as localidades onde vivem sob aviso vermelho, o que significa que há um perigo extremo de incêndio.

O segundo incêndio, apelidado de Eaton Fire, deflagrou a cerca de 50 km para o interior, perto de Pasadena, e duplicou de tamanho para 162 hectares em poucas horas.

Quase 100 residentes de um lar de idosos em Pasadena foram retirados, segundo a CBS News.

Os bombeiros disseram que um terceiro incêndio começou em Sylmar, no Vale de San Fernando, a noroeste de Los Angeles.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt